sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Internauta recrutador aliciava mulheres para prostituição

Uma internauta recorreu ao Facebook para alertar usuários contra um falso anúncio de emprego para secretária. A estudante de engenharia civil Marielle Araújo, de 27 anos, compartilhou as conversas que manteve com o suposto recrutador, que atraía mulheres com benefícios como carteira assinada e plano de saúde em anúncio publicado em um grupo público de postos de trabalho e estágio em São Paulo.

 Ao entrar em contato com o suposto empregador, cujo nome exibido na rede é João Marcelo, a mulher soube que, na verdade, as habilidades necessárias incluíam o que ele descreveu como “serviços pessoais”. Além de ser “acompanhante de luxo” em viagens nacionais e internacionais, a profissional deveria passar a semana com o empregador.
acompanho varios grupos e acompanho as postagens e nunca me ateneti aos anunciantes. eu nao tinha me encaixado em nehuma oportunidade. estudante de engenharia 5 período de engenharia civil. e o mercado está muito ruim. de uns meses pra cá decidi buscar em outras áreas. começou a estranhar quando ele comentou se tive um homem só. é aquela velha mania de esperar o melhor. antes de chamar ele no inbox eu dei uma olhada no feed dele e vi que no perfil fele tem um cargo de chefia numa multinacional e tem vários posts relacionados. eu nem cheguei a olhar as fotos. postagens relacionadas ao meio corporativo. eu me senti burra e me senti coagida. e voce eh mulher e precisa tabalhar, m,asnao quer duizer que vc aceita qualquer coisa. alghuem te propor programa. Quem é mãe não pode ter medo.
A universitária, que é casada e tem um filho de três anos, disse que encarou a vaga como uma oportunidade já que, com a crise, viu as opções de estágio na sua área de formação se tornarem escassas. Segundo ela, antes de mandar a mensagem para o recrutador, avaliou as informações em sua página pessoal, onde viu postagens sobre o mercado corporativo e até a ligação do homem a uma empresa de consultoria sediada em São Paulo.
— Só percebi que era picaretagem depois, quando reli as conversas, porque estava tão empolgada com a oportunidade que encarei como interesse profissional. Aí me senti burra e coagida. É muito difícil ser mulher. Não é porque você precisa muito de um trabalho que vai aceitar fazer qualquer coisa— disse Marielle.
Em mensagem privada, o recrutador se apresentou como diretor da multinacional, e informou que a possível funcionária se reportaria diretamente a ele, sugerindo em seguida “um bate-papo informal para melhor conhecê-la”, como ele escreveu. Em seguida, pediu informações de cunho privado à candidata, como se o marido havia sido o “único homem na vida” dela. Quando a universitária informou sua pretensão salarial, João Marcelo disse que, dependendo do que aceitaria fazer, poderia oferecer “muito mais”. A partir desse ponto, Marielle começa a demonstrar desconfiança, e pede que ele esclareça seus objetivos. É quando o homem faz uma proposta de trabalho de R$ 3 mil, explicando, em seguida, que ela deveria prestar serviços de acompanhante para viagens nacional e internacional. “Sexo?”, pergunta a estudante. O homem confirmou a suspeita. “Isso, mas não coloque de forma tão pesada. Porque isso é algo entre nós... discreto e sigiloso”, respondeu.
— Quando ele confirmou que o trabalho envolvia sexo, optei por não contibnuar a conversa e imediatamente printei as telas e decidi compartilhar com outras mulheres para evitar que caíssem no mesmo papo. Publiquei no meu perfil e na comunidade, marcando o perfil dele. Em seguida, apagou o post e me excluiu do Facebook — contou Marielle, que escreveu “É um absurdo! A vaga é pra secretária e o cara te oferece programa! ‘Enquanto o mundo for um lugar hostil para nossas mulheres ele sera um lugar hostil para todos nós’ #‎babaca #‎perdedor Joao Marcelo”.

Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário: