segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dia de Finados: Morte, tema-tabu?

A morte nos reduz ao verdadeiro eu, sem adornos de condição social, propriedades ou conta bancária.

Hoje é dia dos mortos ou finados, daqueles que findaram sua trajetória entre nós. Será, no futuro, o dia de cada um de nós. Quem ousa encarar este destino inelutável? O ideal de infinitude fomenta a cultura da imortalidade disseminada pela lucrativa indústria do elixir da eterna juventude: cosméticos, academias de ginástica, livros de autoajuda, cuidados nutricionais, drágeas e produtos naturais que prometem saúde e longevidade. Nada disso é contraindicado, exceto quando levado à obsessão.

Por Frei Betto

A morte clandestinizou-se nessa sociedade que incensa a cultura da juventude perene. Sequer se tem o direito de ficar velho. Nós, que já temos acesso ao Estatuto do Idoso, somos tratados por eufemismos que visam a aplacar a “vergonha” da velhice: terceira idade, melhor idade etc. A usar eufemismos, sugiro o mais realista: turma da eterna idade, já que estamos próximos a ela...
No tempo de meus avós, morria-se em casa, cercado de parentes e amigos. Hoje, morre-se no hospital, um lugar estranho, rodeado de profissionais cujos nomes ignoramos. A agonia é suprimida pelos avanços da ciência — o coma induzido, a medicação contra a dor. Não há choro nem vela nem fita amarela.
“Morrer é fechar os olhos para enxergar melhor”, disse José Martí. As religiões têm respostas às situações limites da condição humana, em especial a morte. É um consolo e uma esperança para quem tem fé. Fora do âmbito religioso, entretanto, a morte é um acidente, não uma decorrência normal da condição humana.
Morre-se abundantemente em filmes e telenovelas, mas não há velório nem enterro. Os personagens são seres descartáveis como as vítimas inclementes do narcotráfico. A morte, frisou Sartre, é a mais solitária experiência humana, quebra definitiva do ego. Na ótica da fé, o desdobramento do ego no seu contrário: o amor, a comunhão com Deus.


A morte nos reduz ao verdadeiro eu, sem adornos de condição social, sobrenomecracia, títulos, propriedades, importância ou conta bancária. É a ruptura de todos os vínculos que nos prendem ao acidental. Os místicos a encaram com tranquilidade por exercitarem o desapego frente aos os valores finitos.

Cultivam valores infinitos. Fazem da vida dom de si – amor. Por isso, Teresa de Ávila suspirava: “Morro por não morrer.” Padre Vieira advertia no Sermão do 1º domingo do Advento, em 1650: “No nascimento, somos filhos de nossos pais; na ressurreição, seremos filhos de nossas obras.”

Fonte:www.odia.ig.com.br

Nenhum comentário: