segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Santa Teresa, mística para o nosso tempo


Nesta segunda feira, 15 de outubro, celebramos a memória de Teresa de Ávila. A data é significativa não apenas para a Igreja, mas também para todos aqueles que se interessam pelo valor místico, cultural e literário de Teresa e de sua obra.

 
"Teresa é uma mulher excepcional, um gênio feminino que inovou a fé católica, antecipando a revolução barroca. A sua experiência fala às mulheres modernas e, em particular, àquelas que se consagram à criação artística, trabalhando com as imagens e a linguagem", explica a filósofa e psicanalista búlgara-francesa Julia Kristeva. 
Teresa de Cepeda y Ahumada nasceu em Ávila, na Espanha, no dia 28 de março de 1515, e morreu em Alba de Tormes, Salamanca, no dia 4 de outubro de 1582. Exatamente no dia seguinte, entrou em  vigor a reforma gregoriana do calendário, que suprimiu dez dias. Dessa forma, a festa da santa foi fixada para o dia 15 de outubro.
Tendo entrado para a Ordem das Carmelitas, ela percebeu como os conventos de Ávila eram uma espécie de centro de reuniões para damas e cavalheiros de toda a cidade. A clausura era desrespeitada por qualquer pretexto. Os conventos eram lugares ideais para quem desejava uma vida fácil e sem problemas, além de serem muito numerosas, ultrapassando os 100 membros.
 Sobre isso, Teresa comentará: "A experiência me ensinou o que é uma casa cheia de mulheres. Deus nos livre deste mal". Por isso, iniciou um processo de reforma da Ordem, tentando mantê-la o mais próxima possível daquilo que a Regra do Carmo permitia. Em 1560, decidiu reunir um grupo de freiras e, tomando a inspiração primitiva da Ordem do Carmo e a reforma descalça de São Pedro de Alcântara, propôs-lhes a fundação de um mosteiro  de tipo eremítico. Assim, em 1562 é, então, fundado um novo mosteiro, o primeiro de diversos outros fundados por Teresa.
 Neles, Teresa estabeleceu uma clausura restrita, conservando o silêncio quase perpétuo. A comunidade vivia em total pobreza, e as religiosas vestiam hábitos toscos, usavam sandálias em vez de sapatos (por isso foram chamadas "descalças") e eram obrigadas a abstinência perpétua de carne. Certa ocasião disse: "Teresa sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma fortaleza; com a graça de Deus e muito dinheiro, uma potência".
 Ao longo de sua vida, porém, a vida de Teresa foi marcada pelas suas profundas experiências místicas, relatadas por ela mesma em diversas obras dirigidas às suas coirmãs. Tudo isso a coloca entre as principais personalidades da mística católica de todos os tempos, tendo sido a primeira mulher reconhecida como Doutora da Igreja, em 1970. Suas obras, especialmente as mais conhecidas como "O Livro da  Vida", "Caminho de Perfeição", "Moradas e Fundações", contêm pensamentos que abrangem toda a vida da alma.
 
Mística feminina       
É por isso que Teresa foi definida por Kristeva como "um big-bang feito mulher", tamanha foi a revolução que causou na vida da Igreja e da sociedade espanhola, inicialmente, e mundial, ainda hoje. Kristeva escreveu uma obra inteiramente dedicada à Teresa, intitulada "Teresa, mon amour". Nele, Kristeva reconhece na santa espanhola uma verdadeira intérprete e analista da alma, alguém que conheceu profundamente os mistérios da vida e da fé.
"Comecei a me ocupar de Teresa quase por acaso, descobrindo um personagem extremamente complexo, rico e atual", explica Kristeva. "Teresa vive uma fé sobrenatural, que exalta o laço amoroso escondido na fé. Ela o exalta de maneira ideal, mas também concretamente com todas as fibras do seu corpo de mulher, como testemunha a estátua de Bernini na igreja romana de Santa Maria della Vittoria [veja imagem acima]", explica.
 Para Kristeva, as visões de Teresa chocaram os confessores, pois Deus a tocava gerando um prazer sensual. "Ela afirma que Deus está tão dentro dela, que ela o contém. Assim a transcendência se faz imanente no modo mais literal e imediato", comenta.
 É por isso que, a partir de 2010 até 2015, ano dos 500 anos do nascimento de Teresa, uma ampla programação internacional está sendo organizada, como o Congresso Internacional "O Livro da Vida", organizado pelo Centro Internacional Teresiano Sanjuanista - Cites.
 Segundo o diretor da Universidade da Mística do Cites, o carmelita descalço Javier Sancho Fermín, "Teresa é uma mulher que se preocupou profundamente com a dignidade da pessoa humana, e em sua experiência com Deus é capaz de dar luz ao mistério mais profundo e desconhecido da interioridade da pessoa humana". Além disso, repensar Teresa hoje, após meio século, ganha uma nova importância. "Num mundo com sede crescente de espiritualidade, ela é mestra experimentada e autêntica: não é uma mulher de teorias, mas sim de vida provada", explica.
Fonte: Ihu

Nenhum comentário: