terça-feira, 23 de julho de 2013

A volta dos jovens à Igreja Católica

A realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, entre os dias 23 e 28 de julho, deve servir como um marco para o novo momento que a Igreja Católica vive em todo o mundo, com a chegada do papa Francisco.


Por Alexandre Vaz

 Um momento de volta às origens, com a reaproximação dos sacerdotes com o povo de Deus e, em especial, com os mais jovens, maiores vítimas do acirramento do consumismo, do materialismo e do individualismo exacerbados, típicos dos tempos modernos.

“O papa traz um sinal de esperança para as comunidades católicas de todo o mundo. No caso dos mais jovens, esse reencontro é urgente, uma vez que eles sofrem com a cultura de mercado, que trata o ser humano como produto. Uma ‘vida líquida’, como diria (Zygmunt) Bauman”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação e professor de Direito Internacional e Metodologia de Pesquisa da Escola Superior Dom Helder Câmara, Sebastien Kiwonghi.

Sebastien Kiwonghi refere-se ao termo consagrado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para descrever o sentimento de ansiedade e angústia característicos da vida moderna, marcada por infinitas possibilidades de escolha e, por isso mesmo, pela falta de solidez nas relações humanas.

“Por isso, entendo como um verdadeiro sinal de esperança a chegada de Francisco, pois ele está propondo o fortalecimento da doutrina cristã, com base no resgate de suas raízes. E nada mais apropriado do que trazer de volta esses jovens que começam a entender a importância de uma vida cristocêntrica”, ressalta.

Nesse sentido, Kiwonghi entende ser fundamental que a própria Igreja Católica faça uma autoavalização, revendo suas ações, fortalecendo os laços das dioceses com a comunidade e incentivando, a exemplo de Francisco, um maior encontro dos sacerdotes com a juventude. "Se por um lado, há uma maior descrença nas sociedades ocidentais, em função da secularização e do consumismo, por outro assistimos a um fortalecimento do catolicismo na Ásia, na África e na América Latina. Isso só mostra a força da doutrina cristã", ressalta.


ARREBANHAR JOVENS CATÓLICOS É O DESAFIO DO PAPA FRANCISCO

Por Itamar Melo

 Os gaúchos que viajam nos próximos dias ao Rio para encontrar o papa Francisco e participar da Jornada Mundial da Juventude (de 23 a 28 de julho) terão, durante uma semana, a rara oportunidade de sentir-se parte de uma grande massa de pessoas iguais a eles. Participantes dos grupos de jovens da Igreja Católica, esses peregrinos enfrentam no dia a dia uma condição bastante distinta: a de professar com fervor uma fé que é encarada com indiferença por muitos de seus companheiros de geração.

Segundo estimativas da representação estadual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), há entre 40 mil e 50 mil membros nos cerca de 2 mil grupos de jovens em atividade no Rio Grande do Sul — conta que exclui os movimentos ligados a congregações. Em termos proporcionais, a participação é baixa. A população gaúcha na faixa dos 15 aos 24 anos é mais de 30 vezes superior: 1,7 milhão de pessoas. — Hoje é difícil falar de Deus — reconhece a universitária Tanise Medeiros, 24 anos, da coordenação da Pastoral da Juventude, organização com maior número de grupos no Estado.

Ainda que exista atualmente uma ampla variedade de grupos de jovens, capaz de atender aos mais variados perfis de religiosidade, há entre autoridades da Igreja a percepção de que eles estão enfraquecidos em termos numéricos, na comparação com décadas passadas. O mestre em Teologia Edson Pedron Frizzo, que atua no Curso de Liderança Juvenil (CLJ), conta que se tornou muito difícil atrair a garotada.

O trabalho de percorrer escolas para convidar os alunos a participar dos retiros promovidos por sua paróquia costuma resultar em apenas cinco ou seis adesões a cada semestre. Para sua dissertação de mestrado, Frizzo realizou uma pesquisa que ajuda a lançar luz sobre esse desinteresse e sobre a tendência do jovem brasileiro de se declarar católico ao mesmo tempo em que cultiva comportamentos e valores opostos à pregação e à doutrina da Igreja.

Frizzo submeteu mais de mil alunos de graduação da PUCRS a questionários sobre religião. Definiram-se como católicos 61% dos participantes. O detalhe é que eles não vão à missa e são a favor do aborto, da eutanásia, da união homossexual, do controle artificial da natalidade e do sexo antes do casamento. Quase metade acredita em reencarnação, que não faz parte da crença católica.

"Nos questionários, muitos comentaram que vão à Igreja por causa dos pais, mas que não concordam com muitas coisas. Curiosamente, foram os ateus que se manifestaram 100% contra aborto, pena de morte e eutanásia. A conclusão é que a Igreja não se comunica com a juventude. Sem o jovem, como ela vai se renovar?", questiona o pesquisador.

A preocupação com essa renovação explica iniciativas como a realização da Jornada Mundial da Juventude, encarada na instituição como um evento capaz de renovar fervores e conquistar novos fiéis. No âmbito nacional, a assembleia da CNBB lançou, em 2007, o Documento 85, que tratava especificamente da juventude, orientando as dioceses a criar setores para articular os grupos.

A Arquidiocese de Porto Alegre foi uma das pioneiras, estabelecendo seu Setor Juventude em 2009. Da cidade, 1,2 mil peregrinos devem ir ao Rio. "O fato que mais preocupava a Igreja era a indiferença do jovem. Além disso, o trabalho nessa área era feito de forma desarticulada. Os grupos continuam tendo autonomia, mas o Setor Juventude funciona com um conselho que dá linha comum", diz o padre Márcio Augusto Lacoski.

Padre afirma que Igreja não ouve e não pesquisa o jovem

Dentro da própria Igreja, contudo, há posições críticas em relação à forma com o tema é tratado. Professor da Unisinos e responsável pelo Laboratório Juvenil do Vale, o padre Hilário Dick entende que a instituição perdeu os jovens. Segundo ele, a Igreja não ouve e não pesquisa o jovem. "O Documento 85 era bonito. Previa liberdade e protagonismo, mas foi distorcido, porque a Igreja tem temor da autonomia do jovem", afirma ele. Dick enxerga aspectos positivos na Jornada, mas considera que ela impede o protagonismo juvenil: "Ela não é uma jornada mundial da juventude, é uma jornada mundial da Igreja se aproveitando da juventude. Quem está na frente da jornada e quem sobe no palco não são os jovens. São os padres, os bispos, os cardeais. Tudo vem pronto de Roma. O jovem é só massa de manobra".



Nenhum comentário: