terça-feira, 3 de março de 2015

Meninas de 9 a 11 anos também serão imunizadas contra HPV

Campanha de vacinação contra a doença sexualmente transmissível começa nesta terça-feira e a meta é que cerca de 480 mil meninas nessa faixa etária sejam vacinadas.


A campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), uma doença sexualmente transmissível, irá abranger uma parcela maior do público alvo neste ano. Na nova etapa, que começa já nesta terça-feira (3), serão vacinadas também meninas de 9 a 11 anos. Mulheres de 14 a 26 anos que são portadoras de HIV/ Aids também receberão as vacinas por meio do SUS. De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES), a meta é que 80% deste público seja imunizado, o que corresponde, em Minas, a 478.679 meninas nessa faixa etária e 1.815 mulheres que convivem com o HIV/Aids.

As meninas de 11 a 14 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina também serão vacinadas nessa etapa. Para as garotas que só receberam a primeira dose, a recomendação é que retornem à unidade de saúde para receber a segunda dose e dar continuidade ao esquema vacinal.

“Devemos chamar atenção em Minas Gerais para as meninas que não receberam a segunda dose da vacina, lembrar que só com a primeira dose ela não fica protegida. Neste momento, o Ministério da Saúde está oferecendo a oportunidade para estas meninas de até 14 anos que receberam a primeira dose, tomar a segunda, e as meninas até 13 anos 11 meses e 29 dias que ainda não receberam a primeira dose, iniciar seu esquema de vacina HPV”, alerta a coordenadora de imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Tânia Brant.


Na primeira etapa da campanha, iniciada em março de 2014, foram vacinadas 497.440 meninas de 11 a 14 anos no Estado, superando a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. A vacinação aconteceu nas escolas e unidades básicas de saúde, no entanto, para a segunda dose, apenas 326.452 meninas mineiras, ou seja, 67%, retornaram às unidades de saúde.

A SES alerta sobre a importância de se tomar todas as doses da vacina para se manter imune a doença. O esquema vacinal contra o HPV é composto por três doses, sendo que  segunda deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. A introdução da vacina HPV quadrivalente, que confere proteção contra HPV de baixo e de alto risco, no SUS tem o objetivo de reduzir os índices de câncer de colo uterino, já que a doença tem relação direta com a infecção causada pelo vírus HPV. “O câncer é a terceira causa de morte entre as mulheres. Quando a menina é vacinada com as duas doses ela fica protegida para os HPV 16 e 18 que são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero e 90% para verrugas nos genitais com o HPV 6 e 11”, esclarece ainda, Tânia Brant.

A vacina contra o HPV só não é recomendada para mulheres que tenham hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos componentes da vacina, ou que apresentaram reações graves na primeira dose. Mulheres grávidas também não podem tomar a vacina, mas não há nenhuma contraindicação para as mulheres que estão amamentando.

Reações

A reação esperada após a vacinação é dor local. Em 2014 foram notificados algumas reações em adolescentes como dor de cabeça, tonturas, desmaios, falta de ar, fraquezas nas pernas sem que nenhuma alteração clínica ou laboratorial fosse identificada. Estes eventos estão relacionados à reação de ansiedade pós-vacinação, desencadeados por estímulos como medo de injeção, locais quentes ou superlotados, permanência de pé por longo tempo e fadiga e não tem nenhuma relação direta com os componentes da vacina contra o HPV, segundo a SES.

Serviço

Meninas de 9 a 11 anos, e mulheres entre 14 e 26 anos portadoras de HIV/Aids podem se dirigir a qualquer posto de saúde do Estado e solicitar pela vacina a partir desta terça (30). A vacinação não tem prazo para acabar, mas espera-se que cerca de 450 mil meninas e 1.800 mulheres sejam vacinadas nesta nova etapa da campanha.


Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: