quinta-feira, 5 de março de 2015

O vídeo “íntimo” da Sabrina Sato: ação contra o vazamento de intimidade

A internet parou na tarde de terça-feira (03), com um suposto vídeo íntimo da Sabrina Sato. Na postagem, Sabrina aparece de calcinha ao levantar da cama, enquanto veste o sutiã e caminha em direção à porta.

Mas hoje tudo foi revelado e as imagens fazem parte de uma campanha da marca de absorventes Always.



O vídeo foi feito por causa da ação #JuntasContraVazamentos, que fala sobre como um vazamento de intimidade, como ter fotos nuas publicadas na web sem permissão, pode abalar a autoestima de qualquer mulher.
A marca incentiva que outras mulheres mostrem seu apoio a essa causa postando nas redes sociais uma selfie com o símbolo da campanha e a hashtag #JuntasContraVazamentos.

"Esse vídeo que vocês acabaram de ver poderia ser um vazamento da minha intimidade. Mas ele foi feito para chamar atenção para um problema muito sério. Muitas meninas e mulheres tem sua intimidade vazada sem seu consentimento. Nós, mulheres, não podemos deixar um vazamento tirar nosso sono e nossa autoconfiança. Somos donas da nosso intimidade, e nós é que decidimos o que queremos e não mostrar”, disse ela sobre a campanha de uma marca de absorventes.

 Fonte: http://virgula.uol.com.br/





Por que a campanha da Always não é tão legal quanto parece

A iniciativa de falar sobre o tema é ótima. Mas não é meio contraditório usar um suposto vídeo vazado para dizer que é errado vazar vídeos íntimos?


Além disso, a campanha, criada pela agência Leo Burnett, é baseada em uma comparação esquisita de dois sentidos da palavra “vazamento”: o de menstruação — um incidente constrangedor, porém natural — e o de imagens íntimas — que é um crime.
Tudo fica ainda mais desconfortável quando vemos essa imagem da campanha:

Parece muito estranho usar toda a estética de uma imagem íntima vazada — a mulher nua, meia-luz, sentada na cama descontraidamente mexendo no celular — para dizer que é errado vazar imagens íntimas.
E esta outra, que ainda por cima tem aquela distorção das partes íntimas, deixando a foto com mais cara ainda de imagem vazada sem consentimento?

A campanha é da Always, marca de absorventes, em parceria com a ONG Safernet, que listou algumas dicas no site oficial da marca. A primeira era esta: “Se você não quer que suas fotos e vídeos sejam expostos, evite enviá-los para outras pessoas”.

Uma dica com linha de raciocínio perigosamente próxima ao velho pensamento “se não quiser ser estuprada, não saia de casa usando roupas curtas”.
Os próprios responsáveis pela campanha devem ter percebido isso rapidamente — tanto que esta dica foi tirada do ar e substituída por orientações práticas que realmente podem ajudar uma vítima deste tipo de crime, como esta:

Lembrando que não há problema algum uma marca endossar uma campanha de conscientização. A Benetton, por exemplo, já fez isso nesta campanha em parceria com a ONU pelo fim da violência contra a mulher.
E a própria Always já acertou muito com a campanha “Like a Girl”.
Mesmo com o trocadilho duvidoso com “vazamento” e as fotos da Sabrina posadas como se fossem vazadas, muita gente gostou da campanha.

E também teve quem achou tudo isso completamente fora de propósito.

De qualquer forma, a campanha novamente deixou claro o quanto estamos longe de entender o vazamento de imagens íntimas e o pornô de vingança como um crime, e como com qualquer crime, a vítima nunca deve ser culpada.

 Fonte: Geledes


Nenhum comentário: