sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

79º Aniversario da chegada das Irmãs Oblatas ao Brasil



Tal dia como hoje, em 1935, sete irmãs oblatas do Santíssimo Redentor  chegaram ao Rio de Janeiro vindas da Espanha, iniciando assim sua heroica aventura missionária  que lhes conduziria a expandir o carisma de P. Jose B. Serra e M. Antônia Mª da Misericórdia,  do compromisso com a libertação e humanização das mulheres que estão em situação de prostituição. A missão da Pastoral da Mulher-Unidade Oblata de Bh hoje é possível graças à abnegação e ao trabalho daquelas pioneiras.



Enfrentando dificuldades nas décadas posteriores á  fundação (1870) da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, elas nunca se abateram, e  através da coragem, fé e confiança, concretizaram o seu desejo de promover a vida e os direitos das mulheres mais estigmatizadas da sociedade em diferentes partes do mundo. Um sonho que começou na Espanha, se espalhou por mais de 15 países em 4 continentes.

As primeiras religiosas oblatas chegaram a Rio de Janeiro  com a missão inicial de construir Educandários para acolher meninas pobres e carentes, provenientes de famílias desestruturadas. Rapidamente se expandiram pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Hoje o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil,  direcionando sua Missão exclusivamente para o atendimento as mulheres pobres que sobrevivem através da remuneração pela atividade prostitucional, mantém Projetos Locais em Juazeiro e Salvador (Estado da Bahia – região nordeste); São Paulo e Belo Horizonte (região sudoeste). Nestes Estados os Projetos Oblatas atendem cerca de 2.000 mulheres, realizando atendimentos psicológicos, visitas domiciliares, oficinas de prevenção ás DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis); encaminhamento para o sistema de saúde; oficinas de capacitação profissional (culinária, artesanato, estética); oficinas de dança, teatro e aconselhamento que ajudam a resgatar a auto-estima; organização das mulheres para que reivindiquem, junto ao governo, políticas publicas de atendimento integral a mulher e realização em parceria com o governo local de cursos de alfabetização uma vez que uma porcentagem das mulheres não sabe ler.


Para atender este publico o Instituto das Irmãs Oblatas conta com equipes multidisciplinares formadas por psicólogas assistentes sociais, pedagogas, terapeutas e monitores que atuam nas oficinas profissionalizantes. Estes profissionais ou agentes pastorais compõem A REDE DE PASTORAL OBLATA que se constitui num instrumento de troca de experiência entre as equipes. As múltiplas demandas trazidas pelas mulheres (uso e trafico de drogas, conflitos familiares, furto, violências praticadas por clientes e donos de hotéis onde os programas são realizados, falta de políticas de atendimento no âmbito da saúde, educação, moradia) exigem profunda reflexão e respostas concretas. A REDE articula também os Projetos Oblatas de Salvador, Juazeiro, São Paulo e Belo Horizonte com outras iniciativas afins.

Nenhum comentário: