sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Cresce número de atendimento às mulheres vítimas de violência


Nesta sexta-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, o Centro Risoleta Neves de Atendimento (Cerna) divulgou um balanço das mulheres vítimas de violência doméstica que buscaram atendimentos psicológico, jurídico e social gratuitos, em Minas. Nos dez primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010, o número cresceu em 113%.

O número de atendimentos às mulheres vítimas de violência realizados no Centro Risoleta Neves (Cerna), em Belo Horizonte, cresceu 164% de janeiro até maio deste ano, comparado com o mesmo período de 2008. Nos cinco primeiros meses de 2009, 1.162 atendimentos foram realizados pela equipe multidisciplinar do centro, formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados, contra 440 de janeiro até maio de 2008. Durante todo o ano passado, foram efetuados 1.370 atendimentos pela equipe multidisciplinar.
Para a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Virgília Rosa, o aumento de atendimentos se deve à conscientização e encorajamento das mulheres. “Uma vez que o Estado disponibiliza o serviço e mostra que as mulheres têm direito a ele, elas se encorajam e procuram ajuda”, enfatiza. Segundo Virgília, a coordenadoria realiza vários trabalhos, como palestras em todas as regiões do Estado e divulgação do Disque Direitos Humanos (0800 31 1119).
O Centro Risoleta Neves de Atendimento foi criado em setembro de 2004 e é ligado à Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O centro oferece serviços psicológicos e dá orientação jurídica às mulheres vítimas de violência doméstica, física, sexual, psicológica, moral, patrimonial e homofóbica. Os casos são encaminhados à Rede Estadual de Atendimento às Vítimas de Violência, em cumprimento a Lei Maria da Penha.
Fala Mulher
A coordenadora lembra ainda que o Governo de Minas lançou a Campanha Fala Mulher, em outubro do ano passado. Veiculada nas emissoras de rádio de Minas na última semana de outubro de 2008, teve como foco o incentivo de denúncias de violência contra a mulher, por meio do número 0800 31 11 19.
Nos primeiros cinco meses de 2008, o Disque Direitos Humanos (0800 31 1119) não recebeu nenhuma denúncia de crimes contra mulher. Depois do lançamento da campanha, o serviço recebeu 38 ligações. Até maio deste ano, 35 denúncias já foram feitas por meio do telefone, a maioria por agressão e maus-tratos.
A mulher vítima de qualquer tipo de violência pode procurar pelo Centro de Atendimento Risoleta Neves, à rua Pernambuco, 1000, sala 18, bairro Savassi, ou também no Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (CIM), na Avenida Olegário Maciel, 600, Centro.
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: