terça-feira, 26 de maio de 2015

Mulheres da Pastoral de BH na Conferência Municipal de Saúde

A Pastoral da Mulher (Unidade Oblata em MG), incentivando a participação e o protagonismo das mulheres nos espaços de decisão politica e de controle social ,  promoveu a intervenção de Vanusa Lúcia na 13ª Conferência Local de Saúde.

A 13ª  Conferência Local de Saúde do Conselho de Saúde do Centro de Saúde Carlos Chagas -Distrito  Centro-Sul- Prefeitura de BH aconteceu o  passado  21 de maio. As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde; escolher delegados para as Conferências Estaduais e Nacionais, quando for o caso.
Vanusa, representando às mulheres da  Pastoral da Mulher de BH, participou ativamente nesta Conferência. Transcrevemos aqui o testemunho da sua experiência neste evento

“Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”
Fui convidada pelo Centro de Saúde Carlos Chagas, onde sou usuária, a participar deste, e apoiada pela Pastoral da Mulher, onde frequento, que me convenceu.
Sentindo-me amparada; preparam minha autoestima frágil de ex-prostituta que sou, a sentir-me incluída e sem restrições para esse feito.
Na participação fiquei encantada e senti motivada a falar do necessário na conferência por perceber ambiente incentivador de direitos. Reunião procedida por profissionais visivelmente preocupados com o bem estar social.
O ambiente para a discussão causava “gosto” de se apreciar e de se expressar. Nela pude colocar pontos de vistas de minha experiência de vida.
Na conferência aprendi como é bom participar, como podemos exercer cidadania e, também como, sendo incluída, principalmente entre pessoas de bem, aprende-se a ser pessoa de bem, e em coletividade.
Muito agradecida, fico emocionada, em dizer que acreditaram na minha capacidade, delegando-me representar nosso UBS, como uma das Delegadas Usuárias. Respondo que creio em Deus ser útil e disposta para tal prestação.
  Com toda esperança do melhor resultado; e satisfação ímpar, mais uma vez agradeço.
                                                                                                                                   Vanusa Lúcia Teixeira




A Conferência Nacional  de Saúde

“Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. A máxima da 15ª Conferência Nacional e da 13ª Conferência Municipal de saúde tem como objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, definir diretrizes para as políticas públicas e fortalecer o controle social no SUS. Tendo a participação popular como elemento fundamental no processo de construção dos serviços de saúde, as etapas que precedem a 15ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para Novembro, em Brasília, estão sendo  realizadas no decorrer deste ano.

Em Belo Horizonte, as etapas locais, que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde já em Maio. Já as etapas distritais acontecerão durante o mês de Junho, antecedendo a etapa Municipal prevista para julho. Antes da Etapa Nacional, ainda procederá a Etapa estadual, entre Julho e Setembro.


O eixo temático da conferência será “Direito do Povo Brasileiro”. O evento, considerado o maior na área da saúde brasileira já obteve diversas conquistas na saúde com este processo de participação, como a criação do próprio Sistema Único de Saúde (SUS), que teve as diretrizes aprovadas, em 1986, durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde. Todo o processo de fortalecimento da atenção básica, melhoria do acesso a insumos e medicamentos, qualificação da atenção psicossocial, aprimoramento do acesso à população por meio da implantação das redes de atenção, também são fruto das discussões realizadas nas conferências.

Nenhum comentário: