sexta-feira, 23 de outubro de 2015

9 conselhos básicos sobre a redação do Enem que você NÃO pode ignorar

Muitos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentam uma série de dúvidas a respeito da prova de redação. O exame exige que os candidatos mostrem a capacidade para processar diferentes informações, relacionando-as com diversas áreas do conhecimento. Além disso, durante a elaboração do texto, o aluno deve estabelecer uma reflexão crítica sobre fatos diversos.

O processo de correção da redação do Enem é específico em relação aos outros vestibulares, e envolve cinco níveis de proficiência de produção escrita distribuídos em cinco competências, de acordo com o edital oficial publicado pelo MEC.

Confira a seguir um guia prático com alguns conselhos fundamentais para se preparar adequadamente à prova:

1 - Não se esqueça de passar o texto para a folha de respostas
Isso pode parecer um pré-requisito óbvio, mas muitos candidatos acabam não administrando adequadamente o seu tempo durante o exame, deixando a folha de respostas da redação em branco. Lembre-se de que somente essa folha será corrigida pela banca, e não o rascunho do texto.

2 - Lembre-se de cumprir o número mínimo de linhas exigidas
Para ser corrigido, o texto da redação do Enem deve apresentar mais do que sete linhas. Caso contrário, o candidato terá a sua prova de redação anulada.

3 - Lembre-se de sempre considerar os Direitos Humanos 
Um dos pré-requisitos mais importantes cobrados pelo Enem é o respeito aos Direitos Humanos durante a elaboração da redação. Textos que não atendam a essa exigência também serão anulados pela banca corretora, recebendo nota zero.

4 - Desenvolva cuidadosamente a proposta de redação 
Lembre-se de elaborar a sua redação com calma prestando atenção à coerência e à progressão ao longo do seu texto.

5 - Não fuja do tema nem elabore outra estrutura textual
Ao escrever a redação, é importante manter o foco na proposta lançada para não fugir do tema, além de respeitar a estrutura textual exigida pela prova, ou seja, um texto do gênero dissertativo-argumentativo. É importante prestar atenção para não se esquecer de elaborar uma proposta de intervenção - outro importante pré-requisito exigido pela banca corretora.

6 - Use SOMENTE caneta esferográfica de tinta preta
Não só a prova de redação, como todo o exame do Enem exige que os candidatos utilizem apenas caneta esferográfica na cor preta. NÃO entregue o seu texto escrito a lápis ou com uma caneta de outra cor.

7 - O título NÃO é obrigatório
Caso o aluno inclua título na prova, este não será considerado pelos corretores como linha efetivamente escrita.

8 - Evite rasuras 
Caso você escreva algo errado durante a elaboração da sua redação, o recomendado é apenas passar um traço no trecho inadequado, escrevendo a palavra correta ao lado.

9 - Não faça cópia dos textos de motivação apresentados na proposta
Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea, pois isso será considerado plágio. Elabore e trabalhe com as suas próprias ideias, utilizando o seu próprio vocabulário.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/

Nenhum comentário: