sexta-feira, 6 de julho de 2012

PUC Minas oferece curso on line de pós-graduação sobre tráfico de seres humanos


O curso online de pós-graduação Educação para os Direitos Humanos: Prevenção contra Violência e o Tráfico da Pessoa Humana da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais está com inscrições abertas.

O programa destina-se aos profissionais de nível superior, Agentes de pastorais e Agentes de segurança pública que busquem maior humanização para a prevenção da problemática da violência.
O objetivo do curso é refletir sobre o papel da sociedade na conquista e ampliação dos Direitos Humanos e da cidadania; avaliar o fenômeno da violência, da criminalidade e da insegurança na sociedade, bem como os paradigmas de políticas de segurança pública; analisar situações práticas de violações de direitos humanos e as formas de repará-las.
Os estudos também pretendem aprofundar o significado da paz, analisar as políticas de segurança pública e a condução destas no Estado de direito e formar profissionais para a utilização de metodologias de produção de conhecimento na gestão da informação sobre ações em segurança pública.
De acordo com a Irmã Maria Helena Morra, teóloga e professora da PUC de Minas, o curso é uma iniciativa muito importante para viabilizar a temática sobre um tema que ainda se esconde e promover um ambiente de discussões dentro das universidades. “A intenção é levar a temática para o espaço acadêmico; ainda há um silêncio, pois não se fala sobre o tráfico de pessoas nas faculdades”, relata.
Além disso, a proposta virtual é uma forma de atingir outras pessoas em diversas áreas do país e divulgar o tema do enfrentamento ao tráfico de seres humanos para quem ainda desconhece a existência desta grave problemática social. “O curso virtual é uma chance para que as pessoas de outros Estados possam participar; o objetivo é envolver pessoas na vida religiosa e reforçar essa Rede de Justiça, Paz e Integridade da CRB [Conferência dos Religiosos do Brasil]“.
“Devemos pensar uma educação que se comprometa com a vida, que tenha um sentimento ético, faz parte da nossa missão. É a partir dessas ações que as pessoas começam a acompanhar pelos jornais e meios de comunicação, porque até então elas acham que o tráfico de pessoas não existe por ser um tema tão distante da realidade delas”, conclui.
Com uma carga horária de 360 horas, o curso será desenvolvido pela internet e os alunos contarão com o apoio dos professores e de tutores, com interações por meio de chats ou pelo ambiente virtual específico do curso. Serão abordados assuntos ligados à prevenção ao tráfico da pessoa humana e Estado, direitos humanos e cidadania. Para receber o título de especialista emitido pela PUC Minas o aluno deverá obter, no mínimo, 70% dos 100 pontos distribuídos em cada disciplina do curso.
As inscrições são feitas pelo site da PUC Minas e em seguida os candidatos devem enviar os documentos por correio, com a identificação do curso e do nome do aluno, à PUC Minas Virtual – A/C: Secretaria Acadêmica (Rua Espírito Santo 1059, 12º andar, Centro, Belo Horizonte, MG – CEP: 30160-922).


Maiores informações:
E-mail: atendimento@virtual.pucminas.br
Telefone: (0xx31) 3238 5656
Fax: (0xx31) 3238-5605


Fonte: Adital

Nenhum comentário: