quarta-feira, 25 de março de 2015

Trabalho escravo em obra da construtora Tenda

No alojamento trabalhadores mostram o que têm para "comer"
Após receber uma denúncia de um trabalhador que estaria em condições análogas a de escravidão em uma obra da construtora Tenda/Grafisa, no bairro Camargos, região Noroeste de Belo Horizonte, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção de BH (Marreta) esteve no local e flagrou 12 trabalhadores em condições precárias de trabalho no local.


“Esse trabalhador nos procurou dizendo que tem dois meses que ele foi mandado embora, sem receber, e que a empresa não resolvia a situação dele e ainda ameaçou cortar a sua alimentação. Fomos no alojamento e vimos várias goteiras lá, hoje vou no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) pra conversar pessoalmente sobre isso. Já procurei a Tenda e eles falaram que segunda-feira (30) irão regularizar a situação dos trabalhadores”, explica o diretor do Marreta, Gilson Valdez.

Chamado de “alojamento-senzala” pelos trabalhadores, o local ainda estaria sem luz e sem água potável, e com alimentação precária. São 12 os trabalhadores que vieram da cidade de Serra, no Espírito Santo, da Bahia, de São Paulo e do Piauí, além de um que veio do interior do Estado. Eles trabalham como pedreiros e serventes, mas a contratação dos funcionários, estaria irregular.

O pagamento prometido a eles seria de R$ 3 mil, mas os trabalhadores já estariam sem receber há cerca de três meses, ganhando apenas um vale de R$ 500,00 por mês, desde janeiro. O último pagamento foi em dezembro, sendo que o 13º salário também não foi pago.


Construindo “felicidade”?

Além disso, eles não recebem nenhum direito como trabalhadores, como cestas básicas. Alguns empregados já trabalham no local há um ano e dois meses e o mais recente deles, está lá há seis meses, sem contar com um trabalhador da Bahia que chegou há dois meses e até hoje não recebeu nada.

O sindicato lembra que a Tenda/Grafisa já foi incluída na lista suja do MTE de empresas flagradas explorando mão de obra análoga à escrava no país. Foram dois empreendimentos envolvidos, sendo um projeto residencial em Juiz de Fora e outro canteiro de obras na capital.

O MTE informou que não foi notificado oficialmente sobre a denúncia. Já a construtora Tenda disse desconhecer qualquer irregularidade trabalhista em suas obras e informou que “irá investigar qualquer denúncia de ocorrência nesse sentido”. “A companhia esclarece que repudia qualquer prática desrespeitosa aos direitos trabalhistas e reafirma seu compromisso com o respeito à legislação vigente”, finalizou, por meio de nota. 

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: