quinta-feira, 24 de março de 2016

Francisco lavará os pés de 12 refugiadas e refugiados na Quinta-Feira Santa

Centenas de milhares de refugiados tentam escapar da guerra e da morte na Síria, encontrando-se com muros, fronteiras e incompreensão por parte de quase todo o mundo civilizado. Frente a isto, o Papa Francisco decidiu que, nesta Quinta-Feira Santa, lavará os pés de 12 homens, mulheres e crianças refugiadas que vivem em um centro de acolhida de Roma. Há três anos, em sua primeira Quinta-Feira Santa no trono de Pedro, Francisco havia surpreendido o mundo ao converter-se no primeiro Pontífice que realizava este ritual em uma prisão na periferia desta capital, lavando os pés de jovens e mulheres, inclusive muçulmanas, do presídio de menores de Casal di Marmo.


Sendo arcebispo de Buenos Aires, desde 1998 até o início de 2013, Jorge Bergoglio sempre ia às prisões, hospitais, favelas, para esse rito da Semana Santa, que evoca o momento em que Jesus lavou os pés dos apóstolos durante a última cena. Na Quinta-Feira Santa do ano passado, Francisco esteve em um centro de anciãos e, no ano anterior, no presídio romano de Rebibbia.



Desta forma informou o site vaticano El Sismógrafo, que não confirmou o lugar no qual será realizada a cerimônia, e recordou que, em seus primeiros três anos como pontífice, Francisco já lavou os pés de presos e anciãos, mas que, agora, quer fazer "um gesto” em meio à crise migratória que vive a Europa.

Nessa linha, no começo do mês, o Papa celebrou "o sinal da paz”, que supõe a iniciativa desenvolvida pelo governo italiano e as associações humanitárias Comunidade de Sant´Egidio, Federação de Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI) e Tavola Valdesa de corredores humanitários, que prevê trazer 1.000 refugiados sírios à Itália nos próximos dois anos.

"Como sinal concreto de compromisso pela paz, quis citar a iniciativa do corredor humanitário para prófugos, colocado em andamento recentemente na Itália", assinalou o pontífice durante o Ângelus do domingo, 06 de março.

No fim de janeiro, Francisco dispôs que também as mulheres poderão participar do rito do lava pés da Quinta-Feira Santa, ao mudar a normativa do Missal Romano.

Para produzir a mudança, o Sumo Pontífice determinou que a norma da Santa Sé, que diz "os homens escolhidos são acompanhados pelos ministros” passaram a ser depois "os escolhidos entre o povo de Deus são acompanhados pelos ministros”.

Desta maneira, se amplia a participação no rito, depois de uma recomendação do Papa Francisco aos cardeais, em 20 de dezembro de 2014.

Assim, a nova normativa que muda o Missal Romano faz com que os pastores possam escolher "um pequeno grupo de fiéis que representam a diversidade e a unidade de todas as partes do povo de Deus”.

"Este grupo pode consistir em homens e mulheres, e convenientemente para jovens e idosos, sãos e enfermos, clero, religioso, leigos”, acrescenta o decreto sobre o "Lava pés”, que leva a assinatura do cardeal Robert Sarah, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.


Fonte: RD/Agências

Nenhum comentário: