domingo, 15 de março de 2015

O Papa explica o inferno a uma menina: “Deus perdoa a todos, és tu que escolhes”


“Deus nos julga amando-nos. Se acolho o seu amor estou salvo, se o recuso estou condenado: não por Ele, mas por mim mesmo. Porque Deus não condena, só ama e salva”.

"Se Deus perdoa a todos, como então existe o inferno?” Na favela junto ao campo de futebol de uma paróquia de Tor Bella Monaca, na extrema periferia romana, entre os panos verdes e laranja que se agitam na chegada do Papa, as crianças não fazem perguntas circunstanciais. E Francisco, diante da pequena escoteira que lhe põe um problema “tão difícil”, sorri e explica o que é, de fato, o inferno: “Deus perdoa a todos ou não? É bom ou não? Mas você sabe que havia um anjo muito orgulhoso e inteligente, e ele tinha inveja de Deus, queria tomar o seu lugar. Deus quis perdoar-lhe, mas aquele anjo dizia: “Eu não necessito de perdão, eu sou suficiente a mim mesmo”. Eis, isto é o inferno.”

A reportagem é de Gian Guido Vecchi, publicada pelo Corriere della Sera 09-03-2015. A tradução é de Benno Dischinger.

Resposta dostoievskyana, a do Papa. Como se lê em Os irmãos Karamazov, romance caro a Bergoglio: o inferno é “o sofrimento de não ser capazes de amar”. Não é Deus que manda ao inferno, diz Francisco: “Ao inferno não te mandam, vais tu, és tu que escolhes. O inferno é querer afastar-se do Deus porque eu não quero o amor de Deus. O diabo está no inferno porque ele o quis. Vai ao inferno somente quem diz a Deus “não preciso de ti”, como fez o diabo, o único que estamos certos que esteja ali”. Palavras que recordam o que disse Francisco em 2013, após sua primeira Via Crucis: “Deus nos julga amando-nos. Se acolho o seu amor estou salvo, se o recuso estou condenado: não por Ele, mas por mim mesmo. Porque Deus não condena, só ama e salva”.

Tor Bella não tem boa fama: droga, delinqüência. Mas, há “tanta brava gente”, recorda o pároco. E o Papa diz: “A gente que é boa, só tem um defeito, o mesmo que tinha Jesus, José e Maria: ser pobres. Mas eles tinham trabalho”. E fala dos “mafiosos que exploram a gente pobre para fazê-las encontrar o trabalho sujo” para que, “se a polícia os encontra, encontra a pobre gente e não os mafiosos que pagam a sua segurança”. Na homilia retorna para os “hipócritas” que simulam devoção: “Não podemos enganar Jesus. Se sou um pecador, Jesus não se espanta. Distancia-o a “dupla face” dos hipócritas”.

Quando as criancinhas perguntam ao Papa sobre a moral cristã, Francisco explica que ela não é feita de preceitos e proibições: “Fazer isto, não fazer aquilo”, por si só não é cristão, é uma filosofia moral, mas não é cristão. Cristão é o amor de Jesus que nos ama por primeiro. Olhar para Jesus no momento da tentação. Reerguer-se quando se cai, mas sempre com Jesus. Como aquele belo canto dos alpinos que diz: o importante não é não cair, mas não permanecer por terra”.

No Angelus Francisco recordou a festa de 8 de março: “Um mundo em que as mulheres são marginalizadas é estéril, porque as mulheres não só carregam a vida mas nos transmitem a capacidade de ver além – ver além, elas – e de entender o mundo com olhos diversos, de sentir com coração mais criativo, mais paciente, mas terno”.


Fonte: Ihu

Nenhum comentário: