domingo, 24 de janeiro de 2016

Jesus empurrado pelo Espírito de Deus,

Não é possível viver e anunciar Jesus Cristo se não é desde a defesa dos últimos e a solidariedade com os excluídos. Se o que fazemos e proclamamos desde a Igreja de Jesus não é captado como algo bom e libertador pelos que mais sofrem, que evangelho estamos a predicar? Que Jesus estamos a seguir? A que nos estamos a dedicar? Dito de forma mais clara: que impressão têm os cristãos? Estamos caminhando na mesma direção que Jesus?

Por José Antonio Pagola

Em uma remota aldeia da Galiléia, chamada Nazaré, os moradores se reúnem na sinagoga em um sábado de manhã para ouvir a Palavra de Deus. Depois de alguns anos passados ​​buscando a Deus no deserto, Jesus retorna para a cidade onde ele cresceu.

A cena é de grande importância para conhecer Jesus e compreender a sua missão. De acordo com o relato de Lucas, na aldeia quase desconhecida de todos, fará sua apresentação como Jesus Profeta de Deus e vai expor seu programa aplicando a si mesmo um texto de Isaías.

Depois de ler o texto, Jesus diz em uma frase: "Hoje se cumpriu esta Escritura que acabastes de ouvir". De acordo com Lucas, o povo "estava olhando para Ele." Todos a passaram sua atenção do texto lido para a pessoa de Jesus. O que podemos descobrir hoje, se fixamos nossos olhos sobre Ele?

Movido pelo Espírito de Deus. Toda a vida de Jesus é conduzida pelo Espírito, força e amor de Deus. Acreditar na divindade de Jesus não é uma fórmula dogmática, não é uma mera confissão teorica desenvolvida por concílios. É uma forma concreta de descobrir em suas palavras e gestos, a sua ternura e calor, o mistério último da vida que os crentes chamam de "Deus".

Profeta de Deus. Jesus não foi ungido com óleo de oliva como os reis, que transmitiam o seu poder do governo ou como os sumo-sacerdotes que eram investido de "poder sagrado". Ele foi "ungido" pelo Espírito de Deus. Não vem para governar ou comandar. Profeta de Deus é dedicado à vida livre. Só O pode seguir, se aprendermos a viver guiados por este espírito profético.

Boa notícia para os pobres. Sua atuação é uma boa notícia para a classe social marginalizada e impotente: os necessitados de ouvir algo de bom, o injustiçado e esquecido por todos. Começamos a nos aproximar de Jesus, quando nossa vida de amor e nossos aots solidários podem ser percebidos pelos marginalizados como algo bom.


Dedicado a libertar. Sua vida foi dedicada à libertação de todo tipo de escravidão. Os povos O vêem como o quem libertou da opressão, dos sofrimento e dos abusos; os cegos O vêem como quem liberta da escuridão e da desesperança; os pecadores O recebem como graça e perdão. Seguimos Jesus quando nos libertamos de tudo o que nos escraviza, humilha ou desumaniza. Então, nós acreditamos nele como Salvador, que nos encaminha para a Vida definitiva.

Nenhum comentário: