quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Exploração sexual em Fortaleza: “explosão” do problema na Copa

Fortaleza, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, ganhou destaque na última segunda-feira (9) no jornal britânico The Guardian. Porém, o motivo nada tinha a ver com futebol ou as praias que encantam os turistas pela sua beleza peculiar. Após descrever uma adolescente na Avenida Juscelino Kubitschek, próximo à Arena Castelão, a publicação chama atenção para o fato de Fortaleza ser considerada a capital brasileira da exploração sexual de crianças e adolescentes. "É um imã para o turismo sexual", enfatiza a matéria.

Matéria do jornal britânico The Guardian,  publicada na última segunda-feira  (9), aborda a exploração sexual de menores em Fortaleza e as preocupações com o crescimento da desse mal durante a Copa do Mundo. O texto inicia descrevendo uma adolescente, na avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Castelão. “Um carro para. Ela entra. Essa é uma cena comum nas proximidades do estádio (Castelão) em Fortaleza, que é considerada a capital brasileira da prostituição infantil e um ímã para o turismo sexual”, detalha a publicação.

Segundo o Guardian, travestis também são vistos comumente nas esquinas da cidade, mas é pelas menores que a procura é grande. “Logo que elas chegam à avenida, são pegas”, afirma uma promotora ouvida na reportagem.

O texto mostra que ainda há aproximadamente meio milhão de crianças e adolescentes submetidos a essa situação no País, contingente cinco vezes maior em relação às 100 mil vítimas de exploração contabilizadas em 2001, diz o texto.

“Com a proximidade da Copa do Mundo, há o temor de uma explosão na prostituição infantil com a migração de profissionais do sexo do interior para as grandes cidades. Mais jovens podem ser recrutados para dar conta da demanda dos estrangeiros fãs de futebol”, afirma o jornal.


Nenhum comentário: