segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Projeto utiliza arte para discutir violência contra mulheres e meninas


A arte como forma de combater a violência contra mulheres e meninas. É esse o objetivo do projeto Arte-ação para erradicar e prevenir a violência contra as mulheres.

 Um olhar desde a juventude. A atividade, promovida pela Fundação para Estudo e Pesquisa da Mulher (Feim, por sua sigla em espanhol) juntamente com Casa Escola de Arte, é desenvolvida em Buenos Aires, Argentina.
Em sua segunda edição, a iniciativa é voltada para jovens de até 25 anos de idade e consiste em reflexões sobre a violência de gênero e atividades artísticas que incentivem o combate a esse tipo de violência. Ao final do curso, as/os participantes realizarão uma intervenção pelas ruas de Buenos Aires. No ano passado, a atividade final do projeto consistiu na produção de um mural em espaço público.
As formações começaram no último dia 28 de agosto e seguirão até o final de setembro ou início de outubro (a data exata ainda será divulgada). Todas as terças-feiras, das 14h30 às 17h30, as/os participantes se encontram na Casa Escola de Arte (Castillo, 540), em Buenos Aires, para participar de um debate sobre a temática e produzir alguma atividade com base em técnicas de serigrafia e stencil.
As três formações realizadas até agora discutiram sobre os tipos e as modalidades de violência contra as mulheres, os papéis sociais colocados para homens e mulheres, os mitos e as crenças que justificam e contribuem para a continuidade da violência de gênero – principalmente contra as mais jovens -, e os estereótipos, a violência simbólica e a midiática (mulheres públicas).
Os próximos encontros terão foco no trabalho artístico, como desenho de imagens, apresentação da técnica de serigrafia e produção de materiais. O sexto e último encontro - com data ainda por confirmar – será uma intervenção em via pública com materiais confeccionados pelas/os jovens durante as formações. O objetivo é ir às ruas para chamar a atenção para a violência contra mulheres e meninas.
Dados
Dados da cidade de Buenos Aires divulgados pelo Escritório de Violência Doméstica da Suprema Corte de Justiça da Nação revelam que as mulheres são as principais vítimas de violência doméstica. As informações, de julho de 2011, apontam que 77% das pessoas vítimas de violência doméstica são meninas e mulheres.
Os agressores geralmente são homens e pessoas que têm ou já tiveram algum vínculo afetivo com as vítimas, o que demonstra a ainda presente relação de dominação do homem contra a mulher. Segundo os dados do Escritório, 84% dos denunciados são homens e em 84% vítimas e agressores tinham – ou tiveram -uma relação de casal.

 

Fonte: adital

Nenhum comentário: