segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Pastoral da Mulher no Grito dos Excluídos



Na manhã da passada  sexta-feira (7/9), dia da independência do Brasil, paralelamente ao desfile oficial da avenida Afonso Pena, aconteceu a 18ª edição do “Grito dos Excluídos”, com a participação da Pastoral da Mulher de BH junto a mais de 3,5 mil pessoas, entre representantes e integrantes de pastorais e  movimentos sociais . 

 
 
Com o tema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população”, a manifestação começou com concentração na Praça da Estação, na Região Central da capital mineira, e, após passeata pela rua Guaicurus, avenida Santos Dumont e a rua dos Caetés, foi encerrada, por volta do meio-dia, com ato público na Praça Sete, onde os participantes deram um abraço simbólico no obelisco símbolo da capital mineira.
 
Foi elaborado um documento com as demandas e propostas dos movimentos, para ser entregue aos parlamentares do estado e aos candidatos à prefeitura da capital. Entre os gritos e demandas mais importantes estão o enfrentamento à violência que sofrem as mulheres,  o fortalecimento da democracia direta participativa, as melhorias na saúde, os impactos da Copa para a população menos favorecida e a ausência de políticas sociais da prefeitura. Os grupos de capoeira, de circo e de cultura popular contribuíram para dar maior visibilidade ao Grito . O bispo auxiliar dom Luiz Gonzaga Fechio também participou da mobilização que começou às 8h da manhã na Praça da Estação, centro da capital mineira.
 

Nenhum comentário: