terça-feira, 31 de março de 2015

Pastoral da Mulher de BH celebra a Semana Santa



Dentro da programação da Semana Santa, a Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG,  realizou hoje o rito do lava-pés e a comemoração da Ceia do Senhor no Cantinho da paz, belamente ornamentado e com a presença dos símbolos próprios desta cerimônia ( trigo, pão,  uva ,vinho,   jarra com água,  bacia, etc.).


Com a presença de numerosas mulheres, a celebração iniciou-se  com a leitura do evangelho de João, capitulo 13,  e a realização  do mesmo gesto de Jesus de  lavar os pés de seus discípulos.   Lavar os pés de um irmão ou irmã, permitir que alguém lave os nossos pés, é um sinal de serviço, de disposição para ajudar ou para ser ajudado, de que queremos viver um relacionamento de coração com os outros e viver em comunhão com elas.

Depois convidamos a todas para partilhar suas vivências de ter sido, em algum momento de suas vidas, sujeitos ativos ou passivos dessa experiência de cuidado, de serviço e de amor que expressa o lava-pés de Jesus.

Na segunda parte da nossa celebração continuamos com a leitura de  1 Coríntios 11:23-25, onde São Paulo faz memória da instituição da eucaristia na última ceia , meditando  de outro modo, sobre a mesma experiência.  No evangelho de João, de alguma forma, lava-pés e Eucaristia são a mesma coisa. A Eucaristia expressa e constitui o sacramento do amor, também de uma maneira visível. Jesus parte e reparte o pão e o vinho, e diz: "façam isto em memória de mim", ou seja, para me recordar partam e repartam sua própria existência, pois será a forma de seguimento que melhor dará testemunho de mim.


Na partilha do pão e o vinho,  comungamos com  todas as situações vulneráveis das mulheres e de nosso povo, porque queremos assumir o compromisso de ser pão do cuidado, ser pão partilhado, ser eucaristia, no cultivo de novas relações que humanizam e configuram em nós, a humanidade de Jesus de Nazaré.  Terminamos dando as mãos uns aos outros fazendo um grande círculo, rezando o Pai Nosso e agradecendo a Deus por este momento de celebração.

Nenhum comentário: