domingo, 5 de abril de 2015

O encontro com o Ressuscitado (Domingo Páscoa)


Maria se encontra com o Ressuscitado quando se sente chamada pessoalmente por Ele. É assim. Jesus  se mostra cheio de vida, quando nos sentimos chamados por nosso próprio nome, e escutamos o convite que nos faz pessoalmente. É então quando nossa fé cresce. Não alimentamos nossa fé em Cristo apenas de fora. Não nos encontramos com ele, se não buscamos contato direto e vivo com sua pessoa.

Por José Antonio Pagola ( Teólogo e biblista espanhol)

Segundo o relato de João, Maria de Magdala é a primeira que vai ao sepulcro, quando ainda está escuro, e descobre desconsolada que está vazio. Jesus não está lá. O Mestre que a havia compreendido e curada. O Profeta que ela havia seguido até o final. Quem deverá seguir agora? Assim ela se lamenta diante dos discípulos: “Levaram do sepulcro o corpo do Senhor e não sabemos onde o colocaram”.

Estas palavras de Maria podem expressar o que vivem hoje muitos cristãos: Que temos feito com Jesus ressuscitado? Quem o levou? Onde o colocamos? O Senhor em quem cremos é um Cristo cheio de vida ou um Cristo cuja memoria vai se apagando pouco a pouco em nossos corações?

É um erro buscarmos “provas” pra crer com mais certeza. Não basta se socorrer no magistério da Igreja. É inútil se amparar nas discussões dos teólogos. Para encontrarmos com o Ressuscitado é necessário, antes de tudo, recorrer ao nosso interior. Se não o encontramos dentro de nós, não o encontraremos em nenhum outro lugar.

João descreve, um pouco mais tarde, Maria correndo de um lugar ao outro para buscar alguma informação. E, quando vê Jesus, cega pela dor e pelas lágrimas, não o reconhece. Pensa que é o encarregado do cemitério. Jesus só lhe faz uma pergunta: ” Mulher, por que choras? A quem procuras?”

Talvez nós também temos nos perguntado algo semelhante. Por que nossa fé é muitas vezes tão triste? Qual é a causa final dessa falta de alegria entre nós? O que nós, cristãos, buscamos hoje? O que ansiamos? Andamos buscando a um Jesus que necessitamos sentir cheio de vida em nossas comunidades?

Segundo o relato, Jesus está falando com Maria, mas ela não sabe que é Jesus. Então quando Jesus lhe chama pelo nome, com a mesma ternura que tinha em sua voz quando caminhavam para a Galileia: “Maria!”. Ela se volta rapidamente: “Rabi, Mestre”.

Maria se encontra com o Ressuscitado quando se sente chamada pessoalmente por Ele. É assim. Jesus  se mostra cheio de vida, quando nos sentimos chamados por nosso próprio nome, e escutamos o convite que nos faz pessoalmente. É então quando nossa fé cresce. Não alimentamos nossa fé em Cristo apenas de fora. Não nos encontramos com ele, se não buscamos contato direto e vivo com sua pessoa. Provavelmente, é o amor a Jesus que conhecemos através dos Evangelhos e buscamos no fundo de nossos corações, é o que melhor pode nos conduzir ao encontro com o Ressuscitado.


Nenhum comentário: