segunda-feira, 6 de abril de 2015

As prostitutas australianas não querem que tenham pena delas

Muitas garotas de programa se assumiram publicamente como tal pela primeira vez

Jovens garotas de programa na Austrália estão perdendo a inibição e declarando abertamente sua profissão nas redes sociais, na tentativa de desmistificar noções preconcebidas sobre elas.

"Estudante universitária. Aspirante a advogada. Ativista. Filha, irmã, profissional do sexo. Não preciso ser resgatada."
Comentários assim estão sendo postados por centenas de prostitutas australianas a respeito de si mesmas, usando a hashtag #facesofprostitution (rostos da prostituição, em português).



A iniciativa começou no domingo, no Instagram, pela estudante de história e garota de programa Tilly Lawless, de 21 anos. Era uma resposta a um texto em um blog, republicado na semana passada pela popular revista feminina online Mamamia.
Laila Mickelwait, autora do texto, argumenta que o filme onde Richard Gere contracena com Julia Roberts retrata a prostituição como “glamorosa e romântica”, e que já conheceu várias mulheres que começaram a prostituir-se depois de verem este filme. O texto concluía dizendo que “o sorriso cheio de dentes da Julia Roberts não é a cara da prostituição. A verdadeira cara da prostituição é a cara de Maria, que é mesmo uma prostituta na Europa de Leste”, aludindo a uma fotografia de uma prostituta ucraniana viciada em droga. O retrato em questão foi um dos premiados pelo World Press Photo, em 2012.



A reação que agora está a dar que falar na Austrália partiu de Tilly Lawless, uma prostituta de 21 anos de Sydney. Em declarações à BBC, disse que o artigo em causa “generalizava os trabalhadores sexuais” e “retratava toda a prostituição como má”. No Instagram, Lawless define-se simplesmente como “Estudante universitária. Futura advogada. Ativista. Filha, irmã, trabalhadora sexual. Não preciso que me salvem”.

Não demorou pouco até outras prostitutas se juntassem a Lawless:

*deep breath* my . I'm a mother, a wife, a feminist & a sex worker. None define me on their own.
I'm a prostitute who loves my parents, and they LOVE me! We have fun every chance we get!

Prostituição é legal na Austrália


A prostituição é legal em toda a Austrália, embora haja diferenças entre os seus seis estados. Em metade destes, os bordéis são ilegais e a prostituição não é regulada. Nos outros, o contrário é regra.

Porém, a situação não será perfeita. Num artigo de opinião de 2011 no jornal de Melbourn “The Age”, escreveu-se que havia à data cerca de “400 bordeis ilegais em Victoria, quatro vezes mais do que o número daqueles que são legais”. O texto argumenta também que a regulação da prostituição não resultou em maior segurança, referindo que “um estudo de 1998 apontou que 40% dos clientes não usam preservativo”.


Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: