quarta-feira, 9 de março de 2016

Mulheres ocupam prédio em protesto contra a violência doméstica em BH

Um grupo de pessoas realizou um protesto na manhã da passada terça-feira (8) no centro de Belo Horizonte. A data foi escolhida em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 8 de março. 


Elas integram os movimentos Renap (Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares) e também o Movimento de Mulheres Olga Benário e ocuparam um prédio público desativado na rua Gaicurus. O ato que ganhou o nome de "Ocupação Tina Martins", em homenagem a Espertirina Martins, uma operária que participou da greve dos trabalhadores realizada no ano de 1917, em Porto Alegre, no sul do País.

De acordo com Natália Avelar, do Movimento Olga Benário, as reivindicações são por causa de um problema antigo do Estado. Segundo as organizadoras, existem muitos prédios vagos na capital que poderiam se tornar centros de apoio à mulher.

— Mais de 10 mulheres são agredidas por hora no país, isso é um absurdo. No dia da mulher, não é dia só de rosas e de flores, de falar que a gente é linda e maravilhosa. A gente precisa lutar por ações praticas que a gente conquiste no Estado.

O grupo reivindica a construção de UMEI's (Unidades Municipais de Educação Infantil) e mais abrigos para mulheres que sofrem com a violência doméstica na capital mineira. Além disso, as militantes também cobram a ampliação das delegacias 24 horas para o atendimento à mulher.


Fonte: Record

Nenhum comentário: