sexta-feira, 11 de março de 2016

Zika é um drama de grandes proporções especialmente para mulheres

Estamos com risco de termos milhares, talvez em longo prazo até centena de milhares, de crianças nascendo com deficiências severas por conta da microcefalia. A grande maioria não vai caminhar, falar e terá uma vida quase vegetativa.



 Osmar TerraOsmar Terra (PMDB-RS) disse que a situação da zika é alarmante

O coordenador da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações sobre o vírus Zika e a microcefalia, Osmar Terra (PMDB-RS), disse nesta segunda-feira (7), que a situação da doença é alarmante e que a população está prestes a vivenciar a pior epidemia do último século no Brasil. A afirmação foi feita durante debate promovido pela Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj) sobre o impacto da infecção pelo Zika na vida de mulheres, especialmente as gestantes, bem como a garantia plena de seus direitos.

“É um tema extremamente preocupante. Talvez seja a pior epidemia que já vimos nos últimos cem anos, porque não se trata apenas de uma lesão temporária, mas sim lesões definitivas nos fetos que estão se desenvolvendo", disse o deputado. No Brasil, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre a infecção pelo vírus Zika em gestantes e o desenvolvimento de bebês com microcefalia.

"Estamos com risco de termos milhares, talvez em longo prazo até centena de milhares, de crianças nascendo com deficiências severas por conta da microcefalia. A grande maioria não vai caminhar, falar e terá uma vida quase vegetativa. É um drama humano, familiar e social que demanda uma gama de recursos públicos gigantescas para que elas [crianças] e suas famílias sejam amparadas”, disse Osmar Terra.
Zika pode favorecer trastorno neurológico, confirma estudoNotificação de todos os casos de zika torna-se obrigatória no paísBombeiros combatem incêndio de grandes proporções em Betim


Projeto estadual

Há uma semana, o governo do Rio de Janeiro lançou o primeiro projeto do país voltado para o acolhimento de crianças com microcefalia e gestantes com Zika, além de uma ultrassonografia que indique possibilidade de malformação do feto. O projeto foi elaborado pela equipe médica do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e conta com a participação das secretarias e prefeituras de municípios que apresentarem casos de Zika. Para o deputado o programa é necessário, mas não é o bastante.

"É um projeto válido para capacitar a rede de saúde do Rio, mas tem que se ampliar o número de neuropediatras, fisioterapeutas e estimular a formação deles para dar conta do recado", disse. “O Instituto [Estadual do Cérebro] pode tratar e capacitar, mas não dará conta de milhares de crianças que nascerão com microcefalia”, completou Osmar Terra.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: