sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Apresentação do curso de cuidadora de idosos teve grande adesão

 Aconteceu nesta quinta feira (13) a apresentação do curso de cuidadora de idosos que será realizado na Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata  em MG) em parceria com Crisol  (Centro de Referência da Formação e Capacitação das Pessoas), e dirigido às mulheres que são acompanhadas pela nossa Instituição.

O Coordenador de Crisol, Sr. Gerson Xavier explicou a estrutura curricular do curso que contará com estagio e aulas teóricas (sobre psicologia, nutrição, primeiros socorros, fisioterapia , enfermagem e direito trabalhista). As alunas, depois de dez semanas, com aulas as terças e quartas feiras das 9.00 às 12.00 h., terão direito ao certificado de conclusão. O inicio do curso está previsto para o dia 8 de setembro.
Gerson Xavier, Coordenador de CRISOL

Umas 20 mulheres já manifestaram seu desejo de realizar o curso e durante a apresentação do mesmo observamos o grande interesse delas.

O curso de cuidador de idosos capacita profissionais para zelarem pela integridade física, psicológica e pelo bem-estar de idosos em casas de repouso e em clubes da terceira idade ou para atuarem em acompanhamentos particulares.

O mercado de trabalho para cuidadores de idosos está em alta, sobretudo, se se considerar os estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  que apontam para um crescimento populacional brasileiro em ritmo acelerado. Segundo o instituto, no ano de 2008, para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos, existiam 25 idosos (pessoas acima dos 65 anos), já para os próximos anos, até 2050, esse cenário mudará radicalmente, existindo cerca de 172 idosos para cada grupo de 100 crianças entre 0 a 14 anos. Há uma previsão de grande demanda de profissionais nessa área. Os cuidadores de idosos podem trabalhar em casas de repouso, hospitais, centro de recuperação, além do serviço domiciliar. Nesse último caso, pode-se trabalhar em tempo integral ou mediante escala.

O salário inicial de um cuidador de idosos qualificado pode variar bastante de acordo com a jornada de trabalho exercida, com a qualificação profissional da trabalhadora e com a região e o tipo de estabelecimento onde atua. Em muitos casos chegam a garantir salários que variam entre 1.200,000 a 2.400,00 reais, fora os benefícios que são oferecidos.




Nenhum comentário: