sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A Pastoral da Mulher de BH participa das Pré-Conferências Municipais


A Pastoral da Mulher de BH (Unidade Oblata em MG)  participou da Pré-Conferência Municipal da Regional Centro Sul de Assistência Social e da Pré-Conferência de  Políticas para as Mulheres. Na primeira estivemos representados por Viviane Fonseca e na segunda pela ir. Evelyn Caroline  e por Isabel Brandão.


Pré-Conferência de Assistência Social da Regional Centro-Sul 
Pré-Conferência contou com a participação de moradores da região 

A Pré-Conferência de Assistência Social da Regional Centro-Sul contou com a participação de 220 pessoas representantes dos usuários, dos trabalhadores e de entidades que atuam nessa área. O momento foi oportuno para o público discutir e propor melhorias de políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social de Belo Horizonte (SUAS-BH). Além disso, foram eleitos 58 delegados que representarão a região na Conferência Municipal, marcada para os dias 21 e 22 de agosto. O encontro regional aconteceu na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, bairro Santo Antônio.


Para nortear as discussões, os inscritos foram divididos em cinco grupos e discutiram os eixos do tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, que são Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; Participação Social como fundamento do Pacto Federativo no SUAS; Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS Público, Universal, Republicano e Federativo; Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto federativo; e Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

No decorrer do evento, foram destacadas algumas ações do poder público no setor, como a proteção às famílias, enfrentamento de situações de vulnerabilidade social, a integração de pessoas com deficiência, entre outras formas de atuação. A expectativa da usuária Arli Abrão, de 29 anos, é que benefícios e oportunidades andem juntos para a promoção do cidadão. “Não basta ter só benefícios, também precisamos de oportunidades de trabalho”, observou. Já a Analista de Políticas Sociais, Kellen Cristina, defendeu ampliação de recursos humanos e melhoria nos espaços físicos para o aprimoramento da qualidade do atendimento ao público.





Pré-Conferência de Políticas para Mulheres da Regional Centro-Sul discute direitos, inclusão e igualdade

Mulheres de todas as idades e engajadas na luta pelos seus direitos marcaram presença na IV Pré- Conferencia de Políticas para as Mulheres da Regional Centro-Sul. O encontro aconteceu na quarta-feira, dia 12, no Auditório do Centro Universitário UNA, com 105 participantes. No momento foram discutidos temas referentes a igualdade de gênero, inclusão e proteção da mulher dentro e fora de casa.

Isabel e ir. Evelyn junto a Cida Vieira (presidente de Aprosmig)


A abertura do evento contou com a apresentação do grupo de teatro Morro em Cena, composto somente por mulheres, que apresentou o cordel "O marido que comprou uma bunda a prestação", expondo com muito humor e música a imagem da mulher. “Nossos direitos estão caminhando, mas temos muito que melhorar, inclusive sobre a ditadura da beleza”, opinou a atriz Herlen Romão.


Grupo de teatro Morro em Cena apresentou cordel "O marido que comprou uma bunda a prestação"


Outro assunto do fórum foi a expansão do espaço de participação das mulheres no parlamento, em palestra da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), Eliana Piola. “O homem já nasce com uma bola no pé, chutando e disputando. E a mulher com uma boneca para cuidar”, observou. Ela acrescentou, ainda, que a mulher deve estar ao lado do homem com todos os seus direitos resguardados, prezando pela igualdade.

Além de também defender maior participação da mulher na política, o secretário da Regional Centro-Sul falou de respeito. “É importante trabalhar as políticas sociais voltadas para os direitos da mulher para combater o assédio e a violência”, pontuou. A segurança foi reforçada pela presidente da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), Cida Vieira. “É a primeira vez que participamos de um evento desse porte, e lutamos por melhorias na segurança das profissionais do sexo”, disse.

Para expor ideias e discutir propostas de políticas públicas, os inscritos foram divididos em cinco grupos. Dona Edith Batista, de 78 anos, integrou um deles e disse que gosta de participar desse tipo de fórum para aprender mais sobre seus direitos como mulher e idosa. Além disso, os integrantes dos grupos elegeram 33 delegadas que representação a região Centro-Sul na Conferência Municipal, marcada para os dias 4 e 5 de setembro, na Câmara Municipal.

Fonte: Pastoral da Mulher e Blog Regional Centro Sul

Nenhum comentário: