segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Curso de dança de salão terapêutica


A Pastoral da Mulher de BH, unidade Oblata em MG, começou um curso de danças de salão ministrado por um de nossos talentosos voluntários, o mexicano Eduardo  Mejia.

O curso de dança de salão tem uma finalidade terapêutica e engloba diversos ritmos em uma aula semanal de uma hora de duração. Além de aprender os passos, você também vai relaxar, alongar o corpo, e principalmente se divertir. Começaremos com o som cubano para passar depois  salsa, merengue, cúmbia, e outros ritmos latinos.

A intenção do professor é que, através da dança, outros aspectos posam ser trabalhados como o cuidado da saúde, a autoestima e a socialização. Na primeira aula ele explicou com detalhe os benefícios desta atividade: melhora as coordenações motoras do corpo , aproxima as pessoas, diminui a timidez e dá uma sensação de liberdade. Ela também  estimula a convivência , a construção de novas amizades e nos faz esquecer os problemas.
Paula que participou da nossa aula demonstrativa de dança de salão na semana passada confirmou este fato. “No final da aula saí satisfeita sentindo-me  mais leve, como se eu tivesse descarregado todas as energias ruins, e aliviei a tensão”.


Eduardo também afastou qualquer medo ou desculpa para não aprender a dançar.  Pode ser praticada por qualquer pessoa em qualquer idade. Só é preciso tomar alguns cuidados para evitar dores nos joelhos, coluna e tendinites, já que a atividade provoca um movimento repetitivo nas articulações. Por isso é importante aquecer o corpo antes de iniciar qualquer exercício.

Atualmente a  dança é considerada como muito a mais do que um exercício físico , mas uma terapia recomendada para a cura de doenças psicológicas ou simplesmente para qualquer pessoa que deseje melhorar a sua qualidade de vida. 



Nenhum comentário: