terça-feira, 5 de agosto de 2014

Tráfico humano cresce quase 17 vezes em um ano em SP

Entre 2012 e 2013, o número de vítimas de tráfico de pessoas subiu de 77 para 1.283, crescimento de quase 17 vezes, de acordo com a Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo. O número de casos registrados foi de 18 para 66. 

As informações foram divulgadas na Semana de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que acontece entre 28 de julho e 1º de agosto.

Dados do Relatório Nacional sobre o Tráfico de Pessoas de 2012 revelaram que a maior parte das vítimas são mulheres jovens, negras e pardas. O documento informa, contudo, que não é possível ter uma visão completamente precisa do cenário nacional, uma vez que as informações não só unificadas em um só banco de dados. "Não é possível fazer uma checagem de dados para saber se se trata do mesmo caso ou de casos distintos", diz o relatório.

A maior parte das vítimas de trabalho escravo e tráfico de pessoas nos anos de 2011 a 2013 veio do Nordeste brasileiro (939 casos), em seguida, estão os bolivianos (225 ocorrências) e brasileiros do Sudeste (130 pessoas).


Na ultima quarta-feira (30/07), a Câmara Municipal de São Paulo recebeu o debate “Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. No evento, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoa, Juliana Felicidade Armede, sugeriu aumentar a verba para assitência social no município, além de informar as pessoas sobre seus direitos e deveres, elaborar leis melhores, realizar debates e trabalhar com a mobilização social.

Ela afirmou que em alguns casos, a rede de assistência social da cidade não estava em condições de abrigar as vítimas, de acordo com texto da Câmara.

Ainda de acordo com o site, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse em entrevista coletiva nesta semana que a falta de denúncia das vítimas é um entrave para o combate ao tráfico de pessoas. “Às vezes, as pessoas que sofrem com esse crime, como familiares, têm vergonha de relatar o que acontece”.

Segundo a ONU, 2,5 milhões de pessoas são vítimas de tráfico humano no mundo. O Brasil está na lista dos países em que o problema é recorrente. São 240 rotas de tráfico, sendo 141 internacionais.

Telefones úteis
- Disque 100: Denúncia Nacional de Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes
- Ligue 180: Central de Atendimento à Mulher
- Ligue 181: Denúncia sobre delitos e formas de violência (garantia de anonimato)
- Ligue 190: Polícia Militar – roubo em andamento, agressões e emergências
- Ligue 191: Polícia Rodoviária Federal
- Ligue 194: Polícia Federal
- Ligue 197: Polícia Civil

http://www.brasilpost.com.br/

Nenhum comentário: