quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Quarenta mil imigrantes foram vítimas do tráfico de pessoas em 14 anos

Mais de 40 mil imigrantes vítimas do tráfico ilegal de pessoas morreram durante viagens clandestinas desde 2000. As principais rotas para o tráfico humano são da África à Europa e da América do Sul aos Estados Unidos.

As mortes dos mais de 40 mil imigrantes foram por afogamentos no mar, asfixia em contêineres ou de sede nos desertos. Estima-se que o tráfico ilegal de pessoas renda cerca de US$ 7 bi ao ano.


Segundo representante da ONU, é necessário desmontar essas redes de contrabando, mas para isso a comunidade internacional precisa estar unida no desejo de ver estes traficantes “processados, presos e privados de seus bens”. Há  ainda um apelo para que os imigrantes recebam cuidado e proteção.

Uma das medidas defendidas é que os países estreitem a cooperação, compartilhando informação e realizando operações conjuntas para coibir a prática de traficantes.

O tráfico de pessoas vitima cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativas da ONU. As vítimas geralmente são usadas em trabalhos forçados como servidão doméstica e prostituição.


Fonte:  Radioagência BdF, Leonardo Ferreira.

Nenhum comentário: