segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Outubro Rosa alerta mulheres para os riscos do câncer de mama

Em Minas Gerais um salão de beleza itinerante viajará o estado conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce e realizando mamografias e cuidados pessoais.

Outubro começou com um novo colorido na cidade. Os monumentos ganharam iluminação especial para simbolizar o início do "outubro rosa". Ação realizada em todo mundo serve de alerta para mostrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) devem surgir 5 mil novos casos da doença em Minas Gerais. No estado, a campanha está no terceiro ano consecutivo e tem o o apoio da Sociedade Brasileira de Mastologia – MG.

O Salão Solidário é um espaço de beleza que vai percorrer além de Belo Horizonte, Montes Claros, Juiz de Fora, Barbacena, Divinópolis, Diamantina, Governador Valadares, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha. Durante o mês de outubro, as mulheres terão disponível serviços como corte de cabelo, manicure e pedicure, realização de mamografias e ponto de doação de cabelos. O  destino será  a confecção de perucas, posteriomente doadas a pacientes em tratamento contra o câncer de mama.


Quem já se sensibilizou com a causa foi a estudante de jornalismo, Jéssica Meireles, de 22 anos. Inspirada por sua prima de apenas 5 anos, os longos cabelos da universitária serão doados para a fabricação de perucas a pacientes com câncer do Lar Tereza de Jesus, em Belo Horizonte. “Vi minha priminha cortando o cabelo dela e quis fazer o mesmo. Meus pais não acreditaram quando eu cortei 20 centímetros do meu cabelo, que sempre mantive comprido”, conta. Com o novo visual desde agosto, ela pretende levar a doação pessoalmente à casa de apoio. “Como trabalho no TRE, estou muito atarefada, mas vou entregar meus cabelos assim que passarem as eleições”, afirma.

O médico oncologista da clínica Oncomed BH, Leandro Ramos, afirma que o câncer de mama não tem uma causa única. "Seu desenvolvimento deve ser compreendido em função de uma série de fatores de risco, que podem ser externos ou internos ao organismo”, completa. Veja tabela.

Doação de cabelos no Sesc

O Sesc arrecadará cabelos para confecção de perucas para pacientes que lutam contra o câncer de mama. Todo mundo pode doar, inclusive crianças. Os cabelos podem ser crespos, lisos, com química e virgens. O tamanho não deve ser inferior a 10 centímetros, mas o ideal são cortes de 20 centímetros ou mais. É importante que o cabelo esteja seco e preso por um elástico.

Em Belo Horizonte, as doações podem ser feitas entre 6 e 28 de outubro, das 8h às 18h, no Edifício-Sede do Sesc (rua dos Tupinambás, 956, Centro, Belo Horizonte. Minas Gerais.). Se preferir, pode ainda usar o serviço de salão-escola do Senac localizado à rua dos Tupinambás, 1.038, 2º andar, Centro, Belo Horizonte. Minas Gerais.

Fonte: site UAI

Nenhum comentário: