quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vice-premiê aconselha mulheres a não rir em público

Mulheres turcas postam fotos sorrindo em resposta a comentário de vice-premiê da Turquia de que mulheres não deveriam rir alto em público (Foto: Reprodução/ Twitter/ Seda Çelik)
Uma série de fotos de mulheres sorrindo estão sendo compartilhadas desde a quarta-feira (30) nas redes sociais. Trata-se de um protesto de mulheres turcas em resposta a comentários feitos pelo vice-primeiro-ministro do país, que afirmou que “as mulheres não deveriam rir alto em público”. Mulheres de outros países também aderiram ao movimento.


Bulent Arinc disse nesta segunda que não rir alto em público está entre os requisitos de ser uma mulher honrosa, informa a agência Associated Press. Segundo ele, homens e mulheres devem se preocupar com a moral, e as mulheres devem estar cientes do que é um comportamento apropriado.

"A mulher deve ter castidade ... Ela não deve rir na frente de todos e não ser convidativa em seu comportamento. Ela deve proteger sua honra", disse durante a festa de Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã, segundo a Reuters.

Os comentários desencadearam um protesto online, em que as imagens são compartilhadas pelo Twitter e Instagram com hashtags como #kahkaha– que, segundo a BBC, significa "risada".

Canan Arin, uma ativista do movimento dos direitos das mulheres, lamentou à AP que as mulheres da Turquia tenham que responder a “comentários bobos” quando elas têm problemas mais sérios para lidar, incluindo a frequente violência de homens contra as mulheres.
Melda Onur, uma parlamentar do principal partido de oposição, o CHP, disse no Twitter que os comentários de Arinc classificam risadas como um ato desonroso e deixam as mulheres sujeitas à violência.

Uma organização pelos direitos das mulheres disse que vai apresentar uma denúncia contra o vice-premiê.

O candidato à presidência da oposição, Ekmeleddin Ihsanoglu, escreveu no Twitter: "Nosso país precisa que nossas mulheres riam e de ouvir o riso alegre de todos mais do que nunca."


'Discurso útil'
De acordo com a Reuters, Arinc criticou a mídia nesta quarta por veicular seus comentários fora de contexto e se concentrar em uma pequena parte de seu discurso, no qual ele afirma ter aconselhado homens e mulheres a adotarem "comportamentos éticos".

"Algumas pessoas me criticam ao pegar apenas uma parte de um discurso de uma hora e meia. Que alegação infundada e repugnante. Pessoas que ouviram todos os meus comentários têm percebido isso", disse Arinc, segundo o jornal "Hurriyet".

"Eu acredito que fiz um discurso útil", disse ele. "Se eu tivesse apenas dito que as mulheres não devem rir, então teria feito algo irracional. Mas meu discurso foi sobre boas maneiras e preceitos morais."
Os opositores acusam a administração do primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, de governar de forma cada vez mais autoritária e de intervir na vida privada das pessoas, o que tem sido uma fonte de conflito entre os secularistas do país e os simpatizantes conservadores de Erdogan.
Erdogan está a caminho de se tornar o primeiro presidente eleito diretamente da Turquia, um país predominantemente muçulmano.
Fonte: Globo
Vice-premiê da Turquia disse que mulheres não deveriam rir alto em público, e turcas respondem com fotos nas redes sociais (Foto: Reprodução/ Twitter/ elif / İpek Simge)



Nenhum comentário: