segunda-feira, 28 de julho de 2014

Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

No dia 14 de novembro de 2013, a Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 30 de Julho como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Esta é a data em que foi aprovado o Plano Global de Combate ao Tráfico de Pessoas adotado pela Assembleia Geral em julho de 2010. A Pastoral da Mulher de BH participará das diversas ações programadas em MG. 

Os Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e os Estados que aderiram à Campanha Coração Azul irão realizar, nesta data, em diversos países, ações de grande visibilidade para o alerta contra o Tráfico de Pessoas.
O governo brasileiro, que aderiu à Campanha Coração Azul da ONU em 2013 e irá mobilizar ações nacionais em conjunto com a rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e os Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, bem como os Comitês Sociais do Coração Azul. As organizações do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - CONATRAP também se comprometeram a se mobilizar durante a semana de 28 de julho a 1 de agosto de 2014.

OBJETIVOS DA SEMANA DE MOBILIZAÇÃO:

1.     Ampliar o conhecimento e mobilização da sociedade, das instituições públicas e privadas, e das redes para o enfrentamento ao tráfico de pessoas (reconhecimento do fenômeno);
2.     Ampliar a participação da sociedade civil e indivíduos;
3.     Divulgar e dar visibilidade às ações nacionais desenvolvidas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas;
4.     Disseminar o tema nas redes sociais;
5.     Fazer com que a Campanha Coração Azul seja vista como uma plataforma global para a prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas, com foco na comunicação e informação.
Ações Nacionais
O Ministério da Justiça reúne as propostas de ações para a semana nacional de mobilização apresentadas pela Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Arquidiocese de Brasília e CNBB
- Iluminação da Catedral de Brasília de azul durante a semana

Ministério da Justiça
- Ato de lançamento da Semana de Mobilização com a apresentação do Relatório Nacional de Dados de Tráfico de Pessoas de Pessoas, apresentação do Relatório Semestral da Rede de Núcleos e Postos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em todo o país e apresentação do Atlas da Feira Nacional de Práticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Experiências de Políticas Migratórias e Refúgio com as 15 experiências selecionadas, no dia 25 de julho, na Sala de Retratos no Palácio da Justiça.
- Iluminação do Palácio da Justiça de azul durante a semana

Ações nos Estados
A Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça reúne as propostas de ações para a semana nacional de mobilização apresentadas pela rede de núcleos e postos dos Estados brasileiros, bem como pelos Comitês Sociais.

Ações em Minas Gerais
O Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas integrará a semana de mobilização com uma série de atividades que visam à divulgação da temática e da política de enfrentamento a esse fenômeno em Minas Gerais. Para tanto, conta com o apoio dos membros do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e do Comitê Coração Azul Contra o Tráfico de Pessoas de Minas Gerais (CoraMinas).

Agenda de atividades
Dia 30/07
 Ações de mobilização social na Praça 7
o Performance teatral sobre as modalidades de tráfico de pessoa
o Panfletagem de material informativo sobre tráfico de pessoas
o Iluminação do monumento do obelisco na cor azul
o Iluminação do Edifício Bemge com o símbolo da campanha - apoio Belotur
Dia 31/07
 Cine Club comentado – Tráfico de Pessoas e Direitos Humanos.
o Local: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - Rua da Bahia, 2020 - PRÉDIO 1 - Sala de Multimídia 1. Horário: 14h30min.
Dia 01/08
 Reunião extraordinária do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas para posse dos membros da sociedade civil, entidades de classe e ensino superior conforme previsto no Decreto Estadual 46.439, de 12 de fevereiro de 2014.
o Local: Salão Azul do Ministério Público - Av. Álvares Cabral, nº 1690, 1º andar - Bairro Lourdes, BH.
Outras ações de divulgação
 Afixação de cartazes em alusão à data 30 de julho em prédios públicos de Minas. Ação prevista na LEI 21400 de 03 de julho de 2014.
 Divulgação de materiais informativos nas redes sociais.


Para maiores informações:

Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Minas Gerais - PETP/MG Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade - CPEC Secretaria de Estado de Defesa Social - SEDS Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n. - Bairro Serra Verde - Edifício Minas - 3º Andar CEP: 31.630-900 - Belo Horizonte - MG Telefone: +55 31 3915-5435 E-mail: petpmg@gmail.com
Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Minas Gerais - PETP/MG Telefone: +55 31 2129-9770 E-mail: netpmg@gmail.com


Sua instituição também é convidada a participar desta semana.

Junte-se a esta mobilização contra o tráfico de pessoas!!!

Nenhum comentário: