quarta-feira, 11 de março de 2015

BH registra primeiro caso de feminicídio 2h após lei entrar em vigor

Uma tentativa de feminicídio foi registrada por volta das 2h desta terça-feira (10), dia que a Lei 13.104/2015 passou a valer.

Mal a Lei 13.104/2015, que tipifica o feminicídio como homicídio qualificado e o inclui no rol de crimes hediondos, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) e Belo Horizonte já registrou o primeiro caso do crime. A lei foi publicada e passou a valer nesta terça-feira (10), sendo que às 2h uma tentativa de feminicídio – homicídio de mulher por violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação por gênero – foi registrada no bairro Guarani, na região Norte da capital mineira.

Uma dona de casa de 38 anos foi esfaqueada diversas vezes enquanto dormia pelo ex-marido, de 41. "Eles estavam separados há cerca de 1 ano e, devido à ameaças e casos de violência doméstica, a vítima já havia solicitado medida protetiva contra o autor", explica a delegada Érica Alvarenga, da Delegacia Especializada de Plantão de Atendimento à Mulher.

O suspeito, que não vivia mais na residência, tinha uma cópia da chave e já entrou armado da faca, o que demonstra que ele tinha a intenção de matá-la. "Ele foi direto para o quarto onde ela dormia. Desferiu os golpes na frente de uma amiga, que dormia no local, e de dois filhos do casal, sendo o rapaz de 17 anos, que tomou a faca e esfaqueou o pai, e uma garotinha de apenas 5 anos", explicou a policial.

Entre as possibilidades de aumento de pena previstas pela nova lei, está a possibilidade do crime ser cometido na presença de filhos ou pais das vítima. "A aprovação dessa lei foi muito importantes por qualificar esse tipo de crime contra a mulher, que não será mais tolerado. Serve como um aviso de que o Estado não está mais tolerando esse tipo de discriminação", afirma a delegada Érica.

O projeto também prevê aumento da pena em um terço se o crime acontecer durante a gestação ou nos três meses posteriores ao parto, se for contra adolescente menor de 14 anos, uma pessoa adulta acima de 60 anos ou ainda pessoa com deficiência.

A mulher e o homem foram socorridos ao Hospital Risoleta Tolentino Neves, na região de Venda Nova, onde a vítima segue internada em estado gravíssimo. "O suspeito fugiu de moto, mas foi encontrado pela Polícia Militar todo ensanguentado nas proximidades da casa. Ele está consciente e, nas declarações colhidas na unidade de saúde, confessou que foi até lá para matá-la por conta de uma traição", lembrou a delegada.

Ameaça via WhatsApp

O crime aconteceu no apartamento da família, na rua Cipó, no bairro Guarani. De acordo com a filha do ex-casal, uma adolescente de 14 anos, os pais estavam separados há um ano e, há cerca de três meses, moravam em casas diferentes.

Segundo a menor, na última semana, o pai mandou a seguinte mensagem para o WhatsApp da mãe: "O demônio vai aparecer na sua casa". Junto com a ameaça, ele mandou o desenho de uma arma.
Mulher recebeu mensagem de ameaça do ex-marido pelo WhatsApp
A menina também contou à reportagem de O TEMPO que o pai fica alterado quando bebe e já havia agredido o mulher. Por esse motivo, a dona de casa já estava com uma medida protetiva.


Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: