quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tráfico de pessoas é tema de encontro internacional no Vaticano


Realiza-se neste final de semana, nos dias 2 e 3 de novembro, no Vaticano, um encontro internacional sobre “O tráfico de seres humanos: a escravidão moderna. As pessoas indigentes e a mensagem de Jesus Cristo”.

O evento é organizado pelas Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais, em parceria com a Federação Mundial das Associações Médicas Católicas (FIAMC), atendendo a um pedido do Papa Francisco.
Na nota de apresentação deste encontro, o Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, afirma que "as ciências naturais podem oferecer novos instrumentos a serem utilizados contra essa nova forma de escravidão, quais um registro digital de comparação do DNA das pessoas desaparecidas.
Ninguém – prossegue – pode negar que "o tráfico de seres humanos constitui um terrível delito contra a dignidade humana e uma grave violação dos direitos humanos fundamentais" e que, neste novo século, serve para a criação de patrimônios criminosos.
O Concílio Vaticano II já afirmava que "a escravidão, a prostituição, o mercado de mulheres e de jovens, ou ainda as ignominiosas condições de trabalho, com as quais os trabalhadores são tratados como simples instrumentos de ganho, e não como pessoas livres e responsáveis" são "vergonhosas", "prejudicam a civilização humana, desonram aqueles que assim se comportam" e "ofendem grandemente a honra do Criador".
Por causa do escândalo humano e moral que comportam e dos interesses em questão, que levam ao pessimismo e à resignação, muitas instituições deram as costas para essa tragédia.
Portanto – prossegue Dom Sorondo –, "é importante para a Pontifícia Academia das Ciências, a Pontifícia Academia das Ciências Sociais e a Federação Mundial das Associações Médicas Católicas, seguir diretamente, ao pé da letra, o desejo do Papa".
De fato, "devemos ser gratos ao Papa Francisco por ter identificado um dos mais importantes dramas sociais do nosso tempo e por ter depositado confiança em nossas instituições católicas pedindo-nos que organizássemos este grupo de trabalho", expressa o Arcebispo Sorondo.
Do Brasil, participa a Presidente da Federação de Associações Médicas Católicas Latino-americanas (FAMCLAM), Dra. Maria Inez Linhares de Carvalho.
Na segunda-feira, dia 4, haverá uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé para apresentar os resultados do encontro.

Fonte: Radio Vaticana

Nenhum comentário: