quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Prostíbulo em cracolândia da Grande BH explorava até mulher com hanseníase

Quarto usado pelas garotas de programa para atender os clientes (Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)      
Nesta quinta-feira (30), 18 prostitutas foram encontradas em situação degradante e encaminhadas para atendimento social da prefeitura. Uma sofre de hanseníase e tinha uma das pernas atingida pela doença. Segundo o capitão José Sérgio Felício, da 187 ª cia, oito mulheres foram encontradas dormindo na calçada ou dividindo um espaço com cães.
A situação era muito degradante. O programa era combinado no posto de gasolina, de onde as mulheres seguiam para os quartos. Em muitos casos, não podiam deixar as casas, já que deviam o aluguel porque não fizeram o programa. As investigações continuam, mas temos diversos elementos que reforçam a suspeita de que eram obrigadas a se prostituir.


Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar para combater o tráfico de drogas e a exploração sexual, terminou com quatro pessoas presas em Betim, na Região Metropolitana Belo Horizonte, nesta quarta-feira. As ações aconteceram nas imediações do Bairro Riviera, onde funcionava alguns prostíbulos e uma boca de fumo. O local apresenta um alto índice de violência, pois alguns usuários de drogas cometem crimes na região para poder comprar drogas. De acordo com a Polícia Militar (PM) somente neste ano três homicídios foram registrados nas proximidades do bairro.

As ações começaram logo no início da manhã. Os policiais contaram com apoio da Guarda Municipal, Ministério Público de Minas Gerais, bombeiros e prefeitura. “Desde o início do ano vínhamos monitorando o local, que é conhecido como um ponto boêmio. Lá, alguns moradores de rua e andarilhos se prostituíam e usavam drogas, e a região evoluiu para cracolândia”, explica o capitão José Sérgio Felício, comandante da 187ª Companhia do 33º Batalhão da PM.

O esquema de prostituição já era monitorado pela Polícia Civil. Na última semana, um homem, apontado como o líder da exploração sexual no local, foi preso. “O esquema de prostituição começa em um posto de gasolina que tem próximo. Nele, os clientes pagam o programa e recebem a chave das casas, onde já encontravam as garotas de programa que eram mantidas presas contra a própria vontade. Às vezes estavam com dívida com o dono e tinha que ficar presas para não sumirem”, afirma o capitão.
No posto de gasolina também foi encontrado um depósito de combustível clandestino. De acordo com a PM, os suspeitos aproveitavam a distração dos motoristas que paravam no local para dormir e roubava o material. Um homem acabou preso.


Nas casas de prostituição, que ficavam próximas ao estabelecimento, várias mulheres viviam em condições degradante. “São sete casas com situação insalubres. Tinham algumas mulheres dormindo ao relento junto com cães. Outras estavam drogadas. Localizamos também uma mulher que tinha até hanseníase”, conta o comandante Felício.

As mulheres encontradas no local, segundo a PM, serão encaminhadas para abrigos e centros de reabilitação. Já os imóveis deverão ser desapropriados pela prefeitura da cidade.

Conforme a PM, outras duas pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas e um homem detido por porte ilegal de armas.'

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: