sábado, 2 de novembro de 2013

Celebração da Finitude

"Ora, Deus não é Deus de morto, mas sim de vivos; todos, com efeito, vivem para ele" (Lc 20,38). A celebração do dia de finados, ou seja, mortos, nos recorda algo que é ao mesmo tempo belo e dramático enquanto seres humanos: nossa mortalidade e finitude.


Por Maria Clara Bingemer, teóloga e prof. da PUC/RJ

A celebração do dia de finados, ou seja, mortos, nos recorda algo que é ao mesmo tempo belo e dramático enquanto seres humanos: nossa mortalidade e finitude. Nossa condição de seres vulneráveis, que, embora sendo e podendo ser cidadãos do infinito, são também e não menos, barro perecível, em aliança e solidariedade com a perecibilidade e a condição mortal de toda a criação.

A ritualização da morte, a pergunta pelo que existe além dela e a comunicação com os mortos como habitantes de um outro nível da existência são a manifestação religiosa mais antiga da humanidade. Antes de identificar divindades transcendentes a quem adorar, o ser humano intuiu não ser feito para a morte, mas para a vida e procurou comunicar-se com aqueles que, em vida, haviam sido seus seres queridos, que não poderiam simplesmente ter desaparecido sem deixar rastro, mas deveriam estar vivos em outra dimensão e outro nível existencial.
O dia de finados nos relembra tudo isso. E faz uma interpelação fundamental a nossa fé. A interpelação de crer na vida. Mais: a interpelação de crer inabalavelmente que Deus é o Deus da vida e que, portanto, não criou a morte, mas a vida. A morte entrou no mundo como salário do pecado, que os seres humanos introduziram na dinâmica vital da existência pelo uso desviado e deturpado de sua liberdade.
O pano de fundo deste estado de coisas, na Bíblia, é belo e estimulante. Para o homem bíblico, a vida não só provém de Deus, como só nele encontra sua fonte, seu ser, seu existir e seu dinamismo. É, por assim dizer, o outro nome de Deus. Assim como diz 1 Jo 1,5: "Deus é luz e nele não há treva alguma", poder-se-ia igualmente dizer "Deus é vida e nele não há morte alguma". Ele é o Deus que transforma o caos em cosmos, que inaugura mundos do nada, que faz o deserto virar jardim, que engravida virgens e estéreis, que faz brotar e crescer a vida ali onde ela pareceria impossível.
Desse Deus, portanto, não brota a morte, que é chamada, inclusive pela própria Bíblia, de inimiga da condição humana, sobretudo quando se trata da morte do jovem da criança, ou, como diz o grande poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, "fruto amargo das estruturas injustas e opressoras. Uma morte Severina, correspondente a uma vida de igual nome: De emboscada antes dos vinte / De velhice antes dos trinta / De fome um pouco por dia..." (Morte e Vida Severina)

E no entanto, para nós que cremos em Jesus Cristo vivo, morto e ressuscitado, esta inimiga foi vencida e, portanto, não há por que temê-la. Quando Deus mesmo, o Criador, o Autor da vida entrou na história e tomou carne humana, dispôs-se a viver nossa vida com todas as suas conseqüências. Ou seja, Aquele que ninguém podia ver e continuar vivo tomou nossa carne mortal e partilhou amorosamente nossa finitude.
Ao morrer e ressuscitar gloriosamente, e ser reconhecido pelas testemunhas, que o conheceram e amaram, estes e estas proclamaram maravilhados: "Não era possível que a morte o retivesse em seu poder" (At 2,24) A esse que os homens mataram Deus constituiu Senhor e Cristo.
Por causa disto, então, nós podemos exclamar, cheios de esperança, com São Paulo: "Morte, onde está a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"(cf. Rom 8, 1 ss). Graças à vitória de Jesus Cristo sobre a morte, podemos crer que aqueles que amamos e que já não se encontram vivos na história estão vivos para sempre em Deus, gozando da plenitude do Seu amor. Por outro lado, podemos esperar sorridentes e serenos que nosso destino tampouco é um fim irremissível, mas a vida em plenitude ao lado de nosso Senhor e Criador.
Celebrando a festa de finados, celebremos alegremente nossa finitude. Ela nos assegura de nossa proximidade a Jesus Cristo, aquele que nos salvou e redimiu. Ela nos anima, igualmente, a lutar contra tudo que, na vida, impede que o ser humano tenha em sua condição de ser finito um motivo de júbilo e não de pavor.Vivos na história e vivos em Deus, somos todos vivos. Vivos da vida que jorra do Espírito de Deus e que jamais termina, pois é fonte inesgotável de amor e esperança.




Fonte: Amai-vos

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