quarta-feira, 6 de maio de 2015

Passeio da Pastoral da Mulher ao Santuário do Caraça

A Serra do Caraça é uma das mais belas de Minas Gerais e só a sua vista já é motivo suficiente para visitar o Santuário. Imagine, além disso, poder caminhar em trilhas, conhecer um edifício histórico e centro de peregrinação, com grande tradição espiritual e  comer uma boa comida caseira. Foi exatamente isso que a Pastoral da Mulher de BH foi conferir o passado dia 5 de maio, em celebração antecipada do dia das mães.

O Santuário do Caraça ocupa uma área de mata muito bem preservada, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural- RPPN, entre os municípios de Santa Bárbara e Catas Altas. O Parque do Caraça tem cachoeiras, trilhas na mata e uma curiosa população de lobos guará que gostam de aparecer à noite e passear pelo adro da igreja.

Para aproveitar bem o dia saímos de Belo Horizonte  muito cedo,  às 7.30 h, mas devido a alguns problemas na estrada  nos atrasando um pouco e chegamos ao Santuário passadas as 11.00 h . 

De cara, nossa impressão foi a melhor possível, o parque natural do Caraça tem uma atmosfera mágica.  O  local que já foi colégio de seminaristas e escola de ensino médio,  tem uma importância histórica indiscutível: Caraça recebeu a visita dos dois Imperadores, formou estadistas de renome e foi palco do famoso incêndio narrado no livro O Ateneu, de Raul Pompéia.


Visitamos a bela Igreja (a primeira igreja neogótica do Brasil),o Museu, com antigos objetos da escola, do claustro e ainda, as camas onde D. Pedro II e D. Teresa Cristina usaram em sua visita.
As trilhas também são um espetáculo, misto de cerrado e mata atlântica que embeleza o caminho de cachoeiras, cavernas e montanhas.

Voltamos cansados, mas com a sensação de ter desfrutado de “um pedacinho de céu”.

.
Histórico do Santuário
Historicamente, o marco inicial do "Caraça" é 1770, ano em que o Irmão Lourenço chegou ao local. Nove anos depois, em 1779, Lourenço construiu a primeira capela no local. Há de se ressaltar que, no início, o Caraça servia, na verdade, para hospedagem de tropeiros da Estrada Real.

Alguns anos após, Irmão Lourenço deixa o local como herança para D. João VI que, por sua vez, escolhe a Congregação da Missão (padres lazaristas) para gerenciar o santuário.
Em 1820, os padres lazaristas fundam o colégio e o seminário, referência nacional em matéria de educação por muitos anos. Ali baluartes da política nacional estudaram, a exemplo do ex-Presidente Afonso Penna.
Marco importante foi a construção da Igreja Nossa Senhora da Mãe dos Homens, entre 1876 e 1883, em substituição à antiga capela, em estilo neogótico. Aliás, foi a primeira igreja neogótica construída no país.
Fato histórico importante ocorreu em 1968. Nesse ano, um grande incêndio destruiu o prédio do antigo colégio.

Após, em 1989, o prédio, restaurado, foi transformado em centro cultural, reunindo museu e biblioteca com um belo acervo histórico.

Nenhum comentário: