sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prostitutas Indignadas protestam nas ruas de Barcelona

Bandeiras com frases “Somos putas, deixe-nos trabalhar”,“Basta de assédio policial”, “As multas não nos libertam” foram levadas pelas mascaradas ao longo da marcha. Para as trabalhadoras do sexo, é injusto que a polícia as persiga ao invés de combater as máfias e os cafetões que se beneficiam do ofício alheio.

Manifestar faz parte do cotidiano de uma sociedade que busca transformação. Assim é Barcelona e seus protestos cativantes que tomam conta das ruas. Nesta quinta-feira (26) foi a vez do coletivo de prostitutas mostrar a cara e soltar a voz. Com máscaras multicoloridas e estandartes recheados de crítica e bom humor, as trabalhadoras do sexo subiram no salto e marcharam contra a lei municipal que aumenta as sanções contra a prostituição.
A intenção da Prefeitura catalã é que seja modificada até o verão, a normativa de ordem cívica que proíbe a prostituição nas ruas da cidade. A portavoz do movimento Prostitutas Indignadas, Clarisa Velocci, disse que a medida de aumentar as sanções multando os clientes é “hipócrita e oportunista”. Segundo Velocci, as multas passarão de 375 a 750 euros.
Bandeiras com frases “Somos putas, deixe-nos trabalhar”, “Basta de assédio policial”, “As multas não nos libertam” foram levadas pelas mascaradas ao longo da marcha. Para as trabalhadoras do sexo, é injusto que a polícia as persiga ao invés de combater as máfias e os cafetões que se beneficiam do ofício alheio. “Tenho três bocas para alimentar. Trabalho honestamente então porque deveria me esconder ou correr da polícia, não estou fazendo nada de errado”, confessou Laura K., equatoriana,12 anos de profissão.
As guerreiras do 26-A foram unânimes em destacar que o papel da polícia deveria ser o de protegê-las, e não multá-las. Outra questão sublinhada é que a grande maioria das prostitutas não está nas ruas por prazer e sim por uma questão de necessidade econômica e que ninguém as obriga a exercer a profissão.
A manifestação pacífica iniciou no bairro do Raval, conhecido como centro nervoso da prostituição e aos gritos de “Multas não, queremos trabalhar”, passou por ruas turísticas no centro da cidade. O ápice foi na sede da Prefeitura na Praça Sant Jaume onde foi lido um manifesto. O documento diz que a “ordenança de civismo” não acaba com a exploração sexual e o tráfico de pessoas e que as multas estigmatizam as prostitutas. “Estamos cansadas de sermos tratadas como criminosas. Somos perseguidas, assediadas, discriminadas, maltratas, xingadas. Estamos cansadas de não sermos protegidas pelo Estado, de não sermos respeitadas como seres humanos. Basta”, gritou Valentina F., brasileira, 14 anos de serviços sexuais.
Mais de 50 entidades assinaram o manifesto e rejeitaram a ordem cívica de Barcelona que proíbe a prostituição nas ruas.
A força das redes sociais
Sob as hashtags #maniputa e #26Alaputacalle, a manifestação está tendo um massivo acompanhamento no Twitter. Por meio da ferramenta virtual muitas pessoas estão opinando sobre a proibição da prostituição.

Fonte: tallerdiversitat.wordpress.com

Nenhum comentário: