terça-feira, 24 de julho de 2012

África do Sul, a primeira bispa mulher da Igreja Anglicana

As Igrejas protestantes parecem ter acelerado o ritmo: depois de Agnes M. Sigurðardóttir, primeira bispa mulher da Igreja Luterana da Islândia, agora é a vez de uma colega africana. Ellinah Ntombi Wamukoya (foto), 61 anos, é a bispa eleita da Suazilândia, uma das 12 províncias anglicanas na África, que também inclui Angola, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Lesoto, e que celebra exatamente neste ano os 20 anos da ordenação da primeira mulher ao sacerdócio, depois da decisão do Sínodo de 1992.

A reportagem é de Maria Teresa Pontara Pederiva, publicada no sítio Vatican Insider, 20-07-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Ellinah – que as notícias retratam como uma outsider – foi eleita no 7º escrutínio, quando, esgotadas as candidaturas, se exigia que fosse apresentada outras com a maioria de dois terços (leigos e padres). Ela sucede Meshack Mabuza, que se tornou bispo de Suazilândia em 2002, alguém que nunca economizou críticas ao Rei Mswati III, o último monarca absoluto da África subsaariana e totalmente indiferente às condições de extrema pobreza em que se encontram os seus súditos.
A sua eleição, ocorrida no dia 18 de julho, em um clima que foi definido como "repleto de espírito", representa uma decisão histórica para a Igreja Anglicana da África do Sul, embora a sua tarefa certamente não será fácil, dada a difícil situação política do país.
Wamukoya, que completou os seus estudos junto à Universidade de Borswana, Lesoto e Suazilândia, é atualmente capelã da Universidade da Suazilândia e da St. Michael's High School, em Manzini, onde presta serviço também como secretário municipal e diretor-geral da administração municipal.
Fundada em 1968, a diocese da Suazilândia é composta por três arquidiaconatos: Suazilândia oriental, meridional e ocidental. Ellinah Ntombi Wamukoya, além de ser a primeira mulher bispa na África, será a 24ª bispa mulher da Comunhão Anglicana. Outras Igrejas que já fizeram a mesma escolha são as da Nova Zelândia e Polinésia, Austrália, Canadá e Cuba.
Celebrações especiais por ocasião do 20º aniversário da primeira ordenação de uma mulher ao sacerdócio já estão previstas na África do Sul para o mês de setembro de 2012 por ocasião da reunião do Comitê Provincial Permanente. Uma convidada especial será a bispa norte-americana Barbara Clementine Harris – nascida em 1930, ex-bispa de Massachusetts de 1989 a 2003, e depois bispa-auxiliar de Washington até 2007, primeira mulher bispo em absoluto da Igreja Episcopal –, que tem em seu histórico a famosa Marcha do Alabama ao lado de Martin Luther King Jr. e uma longa militância pelos direitos civis.
Fonte: Ihu

Nenhum comentário: