quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Festa de formatura dos cursos na Pastoral da Mulher de BH

Na tarde do último dia 03/12/2015, a Pastoral da Mulher de Belo Horizonte finalizou os cursos e oficinas realizadas ao longo deste ano com uma festa de comemoração pelas vitórias e conquistas das mulheres que concluiu os cursos com a entrega dos certificados.

Estiveram presentes mais de 40 mulheres assistidas pela Pastoral, com familiares e professores, que, ao todo, num total de 65 pessoas, no geral, estiveram presentes no Cantinho da Paz.
O curso, que aconteceu na Pastoral da Mulher em parceria com o CRISOL - Centro de Referência da Formação e Capacitação das Pessoa, certificou 19 mulheres no curso de Cuidadora de Idosos. Dos demais cursos, 16 mulheres concluíram as oficinas de Mega Hair, Informática Básica e Artesanatos. As que não concluíram neste ano receberam mensagens de incentivo para dar continuidade ao processo em 2016.
A felicidade estava estampada na face de cada mulher que recebia seu primeiro certificado de conclusão de curso (maioria dos casos), passando para todos, um grande momento de muita emoção para as mulheres.


O momento foi encerrado com a apresentação de danças caribenhas. Três mulheres que participaram ativamente das Oficinas tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos ‘bailando’ com ritmos diferentes, guiadas pelo professor Eduardo Mejía  (voluntário Jesuíta).
Paula, uma das dançarinas relata: “Pra mim foi um momento mágico! Eu não via nada ao meu redor. Só escutava a música e flutuava com ela...”.
Na oportunidade, uma formanda do Curso de Cuidadora de Idosos fez uma homenagem à Pastoral da Mulher de BH, confira o as palavras dela na íntegra:
Eu, C.P.S, gostaria de primeiro lugar agradecer a Deus, fonte de toda a minha vida, razão de toda a minha existência, a quem sempre recorri nos momentos mais difíceis e felizes de minha vida. Deus, este que sempre me inspira e ilumina para fazer as escolhas na minha vida.
Bom, amigas, hoje é um dia muito especial e não poderia deixar de expressar meus sinceros agradecimentos à Pastoral da Mulher, que vive lutando em prol dos direitos da gente, cidadãs e pessoas esquecidas na sociedade. Com todo seu apoio e inúmeras manifestações rumo à dignidade e justiça, nós mulheres, mães, filhas e profissionais do sexo.
Meu curso foi para mim, um presente de Deus, pois com ele veio a oportunidade de realizar o tão sonhado diploma de capacitação profissional e também o sonho de iniciar uma nova jornada e enfim deixar a vida de profissional sexo. Por isto, desde já, deixo aqui o meu abraço de agradecimento ao senhor José Manoel, coordenador da Pastoral, à Lucinete, Viviane, Isabel, Eliene, Débora e às irmãs Amélia, Pilar, Ivoni, Leonira e Evelyn, que graças ao esforço de cada um deles, posso hoje depor que conseguimos terminar o nosso curso de Cuidadora de Idosos. Também a Crisol que junto com o Sr. Gerson S. Xavier e todas as professoras: Kênia (enfermagem), Adriane (fisioterapia), Elizabeth (nutrição), Isabel (psicologia), e Alice (primeiros socorros), nos capacitaram rumo ao mercado de trabalho.
Também agradecer as amigas que pude fazer no decorrer do curso e dizer: seguirei torcendo por cada uma de vocês, pois assim espero que realizem suas expectativas e se tornem grandes Cuidadoras. Deixo meu grande abraço! E que nunca parem de lutar por seus sonhos, pois depende apenas de você. Para mim foi uma honra poder estar ao lado de cada uma e ter compartilhado todo aprendizado que nos levaram a sermos hoje Cuidadoras de Idosos.

“Viver é lutar. Não precisamos viver correndo para ficarmos sempre em primeiro. Imprescindível é que lutemos sempre na busca do melhor possível. Se, de repente, ficarmos em primeiro, cuidemos para valorizar o segundo... Assim estaremos valorizando o esforço. seja o primeiro sem desmerecer o segundo.”



Nenhum comentário: