quinta-feira, 21 de março de 2013

A eleição do papa: um olhar feminino


"O espetáculo dos cardeais, desfilando com o luxo de seus trajes púrpura-renascentistas, pela Praça de S. Pedro. É a cúpula da Igreja, constituída exclusivamente por homens idosos e celibatários, em cujas mãos se concentra o poder eclesial; e  é aplaudida frenética e entusiasticamente pela multidão que se encontra na praça e na qual as mulheres, provavelmente, são a maioria", escreve Lucia Ribeiro, socióloga. 

Segundo ela, "não se trata, simplesmente, de exigir uma participação feminina na atual estrutura de poder eclesial, nem mesmo de apenas levantar a temática da ordenação de mulheres. O que é preciso questionar é a própria estrutura hierárquica. Porque esta não é apenas patriarcal: é também uma verdadeira autocracia".

Eis o artigo.

Diante da multiplicação de entrevistas, artigos e sobretudo imagens da TV sobre a eleição do novo papa, não posso deixar de sentir, como mulher e como cristã,  um certo mal-estar. Porque todo o processo visibiliza e deixa explícita a exclusão da mulher da esfera de poder da Igreja Católica.

Duas imagens, especialmente, me chamaram a atenção: por um lado, o espetáculo dos cardeais, desfilando com o luxo de seus trajes púrpura-renascentistas, pela Praça de S. Pedro. É a cúpula da Igreja, constituída exclusivamente por homens idosos e celibatários, em cujas mãos se concentra o poder eclesial; e  é aplaudida frenética e entusiasticamente pela multidão que se encontra na praça e na qual as mulheres, provavelmente, são a maioria.


Por outro lado, a foto do Globo de domingo, intitulada “o lado feminino da Igreja”, mostra duas freirinhas - ainda de hábito! - jogando futebol com as crianças; a associação imediata é a de uma dimensão lúdica que sugere uma certa infantilização. Não seria essa, justamente, uma forma de legitimar subliminarmente a situação subalterna das mulheres na Igreja?

É evidente que imagens não esgotam uma realidade muito mais complexa e contraditória, mas têm uma força própria para sublinhar características predominantes; e, neste caso, reforçam a ideia da exclusão feminina na esfera do poder eclesial.

Mas não é apenas o espetáculo oferecido pelo Vaticano que tem a marca de um patriarcalismo indisfarçável. As próprias análises, os artigos e as entrevistas, são, na sua maioria – com honrosas exceções – realizados por homens. Ou seja, trata-se de todo um espaço dominado pela presença masculina. Não se pode esquecer, entretanto, que boa parte da população católica é composta por mulheres; e não é por acaso que, nesta Igreja em crise, vem sendo repetido que é fundamental repensar o lugar da mulher.

Mas aqui entra uma questão mais de fundo. Porque não se trata, simplesmente, de exigir uma participação feminina na atual estrutura de poder eclesial, nem mesmo de apenas levantar a temática da ordenação de mulheres. O que é preciso questionar é a própria estrutura hierárquica. Porque esta não é apenas patriarcal: é também uma verdadeira autocracia, em que o poder está concentrado nas mãos de um chefe supremo (e não posso deixar de pensar no regime czarista da Russia imperial ou nas monarquias absolutas dos séculos XVII e XVIII).  E não é desta estrutura que as mulheres desejam fazer parte. Ela precisaria ser radicalmente transformada, dando lugar a diversas formas colegiadas, sem um “pontifex maximus”, concepção absolutista herdada da Roma dos césares. Só assim o povo de Deus, homens e mulheres, poderia participar na Igreja de maneira equitativa, plural e democrática.

É evidente que tais mudanças estruturais não se fazem da noite para o dia. Tampouco dependem apenas da eleição de um novo papa, seja ele mais conservador ou mais progressista. É claro que este pode jogar um papel relevante. Mas o fundamental é a transformação que vem das bases. E que, felizmente, já está se realizando, embora de formas muitas vezes invisíveis, na fragmentação de uma realidade multifacetada. É aí que as mulheres começam a ocupar um lugar fundamental, como agentes de pastoral, coordenadoras de comunidades, assessoras, participantes de ministérios não-ordenados, ou de tantas outras formas, como membros ativos de suas comunidades.  Na realidade, reatualizam o papel desempenhado por mulheres nas comunidades cristãs primitivas.

Neste contexto, será mais fácil também discutir abertamente e conseguir dar respostas aos famosos “temas congelados” – celibato obrigatório, sexualidade - hetero e homo -, contracepção, aborto e tantos outros - que interessam tanto aos homens como principalmente às mulheres, e que, dentro da atual estrutura, patriarcal e concentradora de poder, dificilmente serão resolvidos.
Fonte: Ihu

Nenhum comentário: