terça-feira, 20 de setembro de 2011

Começam mobilizações pelo Dia Mundial contra Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças


O próximo dia 23 de setembro será um momento de grandes mobilizações em alguns países do continente latino-americano pelo Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Esta data foi escolhida na Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres em 1999 em Dhaka, Bangladesh, e lembra a promulgação da primeira lei que permitiu punir os casos de prostituição e corrupção de menores de idade.

Com o objetivo de conscientizar as pessoas para essa problemática será realizado um encontro em Buenos Aires, Argentina, de 20 a 22 de setembro com participação de diversos países.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a maioria das vítimas são mulheres e crianças, que representam 90% dos casos. Este crime atinge hoje todas as regiões do mundo gerando muito lucro. Essa prática só perde para tráfico de armas e drogas.
Os casos mais comuns do tráfico de pessoas, que provocam nas vítimas a perda da liberdade, e muitas vezes, a própria vida, estão ligados à exploração sexual, casamentos servis, várias formas de trabalho escravo e forçado, mendicância, abuso de todos os tipos e remoção de órgãos.
A Organização das Nações Unidas (ONU), através do secretário geral, Ban Ki-moon solicitou a todos aos países a implementação do Plano de Ação Global contra o Tráfico de Pessoas, onde uma das principais ações "é coordenar ações em todos os níveis para lidar com este fenômeno a nível internacional”.
Atualmente, está em execução o Projeto Regional de Combate ao Tráfico de Pessoas, intitulado "Capacitação para a prevenção do tráfico na região do Mercosul, que envolvem os países como Argentina, Uruguai, Brasil, Chile e Paraguai. Esta iniciativa visa reforçar "um processo de regionalização para enfrentar o fenômeno e facilitar a colaboração entre agências para enriquecer as propostas de ação, especialmente considerando o grande impacto do tráfico na área”.
AndréiaCosta, coordenadora estadual do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do estado do Ceará, Brasil, ressalta a importância da unidade entre as ações internas desenvolvidas e a união dos países latino-americanos no enfrentamento desse fenômeno reconhecido como um problema transnacional. "A possibilidade de estar na discussão junto dos outros países, reforça a sensação de que não estamos sozinhos nessa luta e somente com o engajamento internacional será possível enfrentar e erradicar o problema”, disse.
Ela reforça, ainda, o esforço que o Brasil vem fazendo para enfrentar o problema, principalmente na semana que marca o Dia Mundial contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. "Queremos atingir toda sociedade no sentido de conscientizar para os números de pessoas atingidas pelo tráfico, que não refletem à realidade existente no país”,ressaltou.
Andréia afirmou que muitas pessoas podem ser vítimas sem saber, como o caso do tráfico de travestis que vem aumentando no país. "Nosso compromisso é conscientizá-las para que tomem conhecimento do assunto e assim possam efetuar a denúncia”, disse.

Fonte: adital

Nenhum comentário: