quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher é celebrado na Pastoral de BH

O Dia da Não Violência Contra a Mulher foi celebrado nesta quarta-feira, 25 na pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, e marcou o início de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.  Neste período, a Rede  Oblata promoverá, nas suas diferentes Unidades no Brasil, atividades com o objetivo de denunciar todas as formas de violência contra a mulher e promover a defesa dos direitos humanos para as mulheres.


Na abertura do evento a Ir. Evelyn Caroline OSR explicou a origem do Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher. Segundo ela, a data lembra as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), torturadas e assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana. As irmãs eram conhecidas por "Las Mariposas" e lutavam por soluções para os diversos problemas sociais de seu país.


Depois de esclarecer os diferentes tipos de violência e de expor os alarmantes dados estatísticos de violência praticada contra a mulher, motivou a todas para continuar lutando em busca de uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos e violência, principalmente no que tange à mulher.

Presente também no encontro, a psicóloga da Pastoral, Isabel C. Brandão, insistiu na importância de se discutir sobre a igualdade de gênero, e de promover desde a infância uma educação neste sentido. A família e a escola não podem se eximir da responsabilidade de enfrentar todas as formas de discriminação e de preconceito.




 As mulheres que participaram da roda de conversa  falaram da necessidade de abrir os olhos da população  para os casos de violência que acometem as mulheres todos os dias e de como o  machismo contribui para fortalecer e naturalizar essa violência cotidiana.


Numa nova edição, o Jornal da Rede Oblata 
foca nos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
Confiram a edição clicando AQUI .



 



Nenhum comentário: