quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A Pastoral da Mulher participa da Comissão extraordinária das mulheres na Assembleia Legislativa de MG


No dia 26 de novembro a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, participou,  na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da reunião conjunta da Comissão de Participação Popular e da Comissão Extraordinária das Mulheres, convocada pela deputada estadual Marília Campos.

 O encontro visava articular o debate para   garantir recursos para a implementação das ações discutidas nas Conferências de direitos das mulheres realizadas  no início do segundo semestre em todo o Estado de Minas Gerais. Ressaltou-se que o orçamento deveria ser sensível às questões de gênero e ter mais transparência na aplicabilidade dos recursos para de fato compreender onde está sendo usado e se o impacto alcançado foi o desejado.
A Deputada Marilia Campos
Foram propostas algumas ações: investigar quais os projetos para mulheres estão tramitando na Assembleia Legislativa; promover uma intervenção no orçamento (diagnóstico) para avaliar onde e como estão sendo aplicados os recursos e sua efetividade e sensibilidade á questão de gênero; ter Varas Judiciais com competência híbrida (familiar, criminal e outras) para julgar todas as demandas das mulheres em um único lugar. Isto melhoraria a qualidade do atendimento além de agilizar o julgamento das ações.
Marília Campos ressaltou que “temos um cenário atual de aumento dos casos de violência contra a mulher e isso exige políticas públicas específicas”.
Marlise Matos
O Encontro, além da participação da Pastoral da Mulher de BH representada por Isabel C. Brandão,  contou coma presença de Larissa Amorim Borges, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania; Samantha Vilarinho Mello Alves, defensora pública coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência - NUDEM; Sgt.PM Silvia Adriana Silva, coordenadora do Núcleo de Prevenção Ativa do Comando de Policiamento da Capital - CPC- 1ª Região da Polícia Militar; Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Ufmg - Fafich; Ermelinda de Fátima Ireno de Melo, coordenadora da Rede Estadual de Enfrentamento de Violência Contra a Mulher; Maria Izabel Bebela Ramos de Siqueira, coordenação do Movimento Popular da Mulher;  Patrícia Habkouk, promotora de justiça coordenadora da Promotoria de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Ministério Público Estadual do Estado de Minas Gerais; Elizabeth de Freitas Assis Rocha, delegada de polícia.

Isabel C. Brandão

Nenhum comentário: