quarta-feira, 18 de maio de 2016

Dia Nacional de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes


O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quarta-feira (18), foi marcado por uma série ações em Belo Horizonte para estimular a denúncia e sensibilizar a população para o combate ao crime.

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), organiza ações educativas e artísticas em várias regiões da cidade.

Das 10h às 12h, no quarteirão fechado da Rua Rio de Janeiro, na Praça Sete, será feita a distribuição de materiais educativos e a apresentação do grupo de percussão “Pedra Viva” e da peça teatral ao ar livre “Nós, a família”, do grupo de Teatro da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social.

Grupos "Pedra Viva” e da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social se apresentaram na Praça 7

À tarde, das 14h às 16h, a Praça da Assembleia recebe o evento a “Praça dos Diretos”, com apresentações lúdicas, intervenções artísticas e distribuição de material informativo. Cerca de mil crianças da rede municipal de ensino serão envolvidas para reforçar o ato.

Durante todo o mês de maio, haverá debates nos equipamentos de BH Cidadania/Cras da cidade, além de distribuição de folders, blitz educativas, palestras e confecção de flores que representam a campanha com o envolvimento das crianças e adolescentes das escolas municipais.

Fonte: Estado de Minas e Jornal Hoje em Dia


Breve histórico

A data foi escolhida nacionalmente em menção ao crime ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, Espirito Santo. Aracelli era uma menina de oito anos quando foi raptada, drogada, violentada e, já morta, teve o corpo carbonizado por um grupo de jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar da natureza hedionda, o crime prescreveu impune.

A proposta da criação da data partiu da então deputada, hoje Deputada Federal, Rita Camata (PMDB/ES), Presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, por intermédio de projeto de lei de sua autoria que, posteriormente, aprovado pelos congressistas e sancionado pelo então Presidente, Fernando Henrique Cardoso, converteu-se na Lei nº. 9.970/2000.


No dia 18 de Maio estão programados eventos em diversas cidades brasileiras, com a intenção de sensibilizar a população em geral e os formadores de opinião, a fim de motivar ações espontâneas das pessoas pela proteção de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: