terça-feira, 7 de junho de 2016

Exibição oficial do Documentário produzido pela Pastoral da Mulher de BH

A Pastoral de BH vai fazer o lançamento oficial do documentário "O que a vida fez da gente e o que a gente fez da vida". Este filme foi produzido dentro do Projeto “Diálogos pela liberdade”, da Pastoral da Mulher de BH, unidade oblata em MG, em 2014,   e aborda a trajetória de mulheres guerreiras que exerceram ou exercem a prostituição.  O evento acontecerá o próximo dia 14 de junho às 20.30 horas no Espaço Centoequatro, no Centro da capital belo-horizontina.

"O que a vida fez da gente e o que a gente fez da vida"  é um vídeo-documentário sobre a problemática da prostituição e  sua influência na vida de mulheres atendidas pela instituição, bem como sua relação com a exploração sexual. Também é tratado o fenômeno do trafico de seres humanos. O objetivo é entender a vulnerabilidade social, cultural e econômica como fator influenciador no desenvolvimento das formas de exploração, abordando também as possibilidades de enfrentamento e sensibilização. Por meio das histórias de vida das entrevistadas, que estão (ou já estiveram) no exercício da prostituição, busca-se revelar o outro lado além de estereótipos, preconceitos e julgamentos, as saídas encontradas e o reflexo da prostituição em suas vidas.


O filme foi legendado para o espanhol e inglês, com a finalidade de que possa ser de utilidade para o conjunto de Projetos oblatas espalhados por mais de 16 países.


Depois da exibição do Documentário dirigido por Nélio Souto, haverá uma mesa redonda com o tema  "Violação de direitos humanos e estigma na prostituição feminina”, com a participação de Regina Medeiros, Isabel C. Brandão e Fernanda Soares, entre outras.
Regina Medeiros- Doutora em Antropologia Social e cultural pela Universitat Rovira i Virgili em Espanha.  Sua tese: “Hablan las putas: sobre prácticas sexuales preservativos y Sida en el mundo de la prostitución”. Professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas.
Fernanda Soares é fundadora da Conectidea e idealizadora do Projeto Why Menina. Empreendedora, articuladora social e Relações Públicas especialista em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital. Ativista pelos direitos humanos e atuante na comunicação do Terceiro Setor.

Isabel C. Brandão é  Psicóloga, com Pós-Graduação em Análise Institucional, Esquizoanálise e Esquizodrama. Trabalha desde 2008 na Pastoral da Mulher.


Espaço CentoeQuatro

O CentoeQuatro surge com as portas abertas à ocupação artística, ao debate e à formação. No espaço, entram em foco a geração de conteúdo interdisciplinar, a difusão da arte e a democratização do acesso ao conhecimento e aos bens culturais.
Mutável e multiuso, o CentoeQuatro é, ao mesmo tempo, café, cinema e galeria. Assume uma programação de duas vias, com projetos próprios e intervenções propostas por organizações, coletivos e indivíduos comprometidos com a cultura e com a produção artístico-intelectual

 Os filmes em cartaz, em sua maioria, são de origem brasileira. Isso representa a proposta de popularizar e colocar em evidência a produção audiovisual nacional. 

Nenhum comentário: