Inspiradas pelas recentes
polêmicas envolvendo anúncios de cerveja em função do cunho machista, um grupo
de publicitárias resolveu lançar a Cerveja Feminista. Isso porque, durante o
Carnaval, a Skol divulgou uma campanha publicitária que gerou críticas por
tratar as mulheres sem opinião própria e à mercê dos homens.
“A partir da polêmica com a Skol,
a gente tem falado muito sobre propagandas machistas de cerveja. É claro que
isso tudo não começou na semana passada. São décadas vendo mulheres sendo
tratadas como objeto em propagandas. Por isso mesmo, o assunto não pode acabar
só porque a Skol se retratou”, explica Maria Guimarães, publicitária que junto
com Thais Fabris e Larissa Vaz criaram o produto.
A campanha da cerveja em questão
trazia frases como “Esqueci o não em casa”, “Topo antes de saber a pergunta”,
entre outras, espalhadas em outdoors na cidade de São Paulo. A reação e
intervenção de grupos fez com que a marca retirasse a campanha das ruas.
Produzida de forma artesanal, a cerveja
será do tipo irish red ale e terá preço de custo, 14 reais. “Foi o jeito que a
gente achou para colocar o feminismo na mesa. A gente não quer vender cerveja.
A cerveja é um modo de levar nosso produto que é a discussão”, complementa
Maria. O produto poderá ser adquirido por meio do site da marca, após os
interessados cadastrarem seus dados pessoais.
A ideia é a primeira iniciativa
do coletivo 65 | 10, que pretende repensar a publicidade para mulheres, tanto
dentro das agências quanto nas campanhas. O nome faz referência a dois números:
“os 65% das mulheres que dizem não se identificar com a forma como são
retratadas na publicidade e os menos de 10% de mulheres no departamento de
criação das agências brasileiras”.
Fonte: Carta Capital
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