sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Celebração na Pastoral da Mulher de BH


Neste dia  celebramos na Pastoral da Mulher  de BH, unidade oblata em MG, duas efemérides: a páscoa de nossa Venerável Madre Antônia Maria da Misericórdia, fundadora da Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, e os 80 anos da chegada das irmãs oblatas ao Brasil.

Momentos prévios à celebração: ensaiando os cantos
Em clima de festa, alegria e ação de graças celebramos na nossa sede do “Cantinho da Paz” os 80 anos da presença do Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil, obra fundada na Espanha  pela Madre Antônia Maria da Misericórdia e o P. Jose Benito Serra. Também hoje, como grande família oblata (irmãs, leigos, voluntários e mulheres atendidas), lembramos  o aniversário de morte de Madre Antônia, 28 de fevereiro de 1898, mantendo vivo um carisma especial para com a mulher em situação de prostituição.
As  mulheres homenagearam com desenhos à M. Antonia

A celebração contou com presença significativa das mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher, as irmãs oblatas de Belo Horizonte, e importantes parceiros na nossa caminhada como o REAJE (Rede de Ação Junto aos Excluídos) das irmãs do Sagrado Coração, representadas por Iracema Soares.
Irmã Pilar Laria O.S.R.

A Irmã Pilar  coordenou com grande entusiasmo e emoção a celebração, explicando o carisma e a vida de Madre Antônia e transmitindo a todas as presentes o agradecimento pelo o passado e o nosso compromisso de continuar defendendo a vida e dignidade das mulheres em situação de prostituição.
Irmã Ivoni Grando O.S.R.

Posteriormente a Ir. Ivoni explicou brevemente a historia da Congregação, desde 1864 e sua expansão por 15 países em todo o mundo.

Iracema Soares, da REAJE

Terminamos a festa saboreando um delicioso lanche e confraternizando com todas as pessoas presentes, animados  pelas músicas toadas por Iracema.


Foi um momento  importante para quem faz parte, em Belo Horizonte, da família Oblata, vivendo com muita alegria este dia de ação de graças, unidos às  comunidades, irmãs e Projetos do Brasil e de outras partes do mundo.

Nenhum comentário: