quinta-feira, 16 de abril de 2015

Pastoral da Mulher de BH realiza curso de fotografia

O fotografo Carlos Peñafiel iniciando a Oficina

Na última terça feira, dia 15, a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, realizou no Centro Loyola  a 1ª Oficina do Curso de Fotografia, atividade que faz parte do Projeto Diálogos Pela Liberdade , em parceria com Misereor e a SCCE (Irmãs do Sagrado Coração de Maria).

O Curso de fotografia, que tem por titulo “Enxergar o mundo com outros olhos", pretende utilizar a fotografia como ferramenta para estimular o olhar feminino sobre o contexto onde vive e trabalha. 

 O Hipercentro de BH, particularmente o quadrilátero formado pelas ruas Guaicurus, Caetés, São Paulo e Rio de Janeiro, (a Zona grande) tem sofrido muito o preconceito e o abandono das autoridades. Trata-se de mostrar o ponto de vista das mulheres que trabalham nesta região, as quais serão instigadas a usar a criatividade para mostrar um novo olhar de dentro desta área.

O objetivo é  aprender  técnicas básicas de fotografia  e  promover o protagonismo feminino e a autoestima , além de apresentar, no segundo semestre,  as melhores fotos em uma exposição que terá com propósito sensibilizar à sociedade e enfrentar o preconceito que sofrem as mulheres que exercem a prostituição.

Este curso, gratuito para todas as mulheres que batalham no hipercentro, é ministrado pelo fotógrafo, e voluntário jesuíta na nossa Entidade, Carlos Peñafiel, e terá uma duração de três meses. O professor insistiu na importância da imaginação e da intuição e de buscar um ângulo, uma história, um enquadramento que ninguém está vendo. Também defendeu que não é necessário equipamentos caros para fotografar bem, “você consegue fazer uma foto surpreendente com uma câmera de celular”, afirma.


A turma de iniciantes nesta  arte já era acostumada a fotografar seus familiares, a natureza. O desafio que enfrentarão agora é se apropriar das técnicas da fotografia e lançar um novo olhar para seu dia a dia. Nesta primeira Oficina, após exposição teórica, as participantes foram obter imagens para expressar seu modo de captar a realidade no  interior e no exterior do Centro Loyola, um espaço com belas obras de arte e com áreas verdes e ambientes  arborizados. As fotos das participantes foram apresentadas e discutidas, selecionando  aquelas que expressavam melhor o ser de cada uma. Vejam algumas delas








Nenhum comentário: