terça-feira, 14 de abril de 2015

Padre Fábio de Melo dá uma lição contra a homofobia em 6 tweets


O Padre Fábio de Melo comentou, em seu Twitter, no último domingo (12), sobre a união homossexual. De acordo com o religioso, cabe ao Estado definir se o casamento entre pessoas do mesmo sexo pode ou não existir.

padre-fabio-de-melo1
padre-fabio-de-melo3

Padre paulista já foi excomungado em 2014 por defender a mesma posição de Fábio de Melo sobre o casamento gay no Brasil

No ano passado, o padre Roberto Francisco Daniel, conhecido como Padre Beto, acabou excomungado pela Diocese de Bauru, no interior de São Paulo. O motivo foi a defesa que ele fazia do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Apesar da sugestão do Papa Francisco para que o assunto fosse discutido, a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos não fez constar, em seu documento final divulgado em outubro de 2014, qualquer menção à união de pessoas do mesmo sexo. Segundo o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, o tema será novamente discutido com mais profundidade na edição deste ano do encontro.

Ciente da polêmica em torno da sua opinião, o padre deu uma resposta mais explicativa ao jornal O Globo.

Nem tudo o que é religioso pode me espiritualizar, porque a religião é externa, nela cabem coisas como a hipocrisia. Na espiritualidade, não. Nos meus estudos de teologia, escolhi o caminho da antropologia, da filosofia. É salutar que a religião abra espaço para a dúvida. Isso pode soar um tanto herético num primeiro momento, o que já me fez sofrer críticas, mas decidi que as pessoas precisam ouvir isso, sobretudo num momento em que o discurso religioso passa por tanto descrédito. As pessoas têm que saber que o sagrado não se opõe ao profano, nem ao contrário”, disse.

Nenhum comentário: