quarta-feira, 15 de abril de 2015

Machismo : Gestante é ofendida no Lourdes após ensaio fotográfico de lingerie

“Com a repercussão das fotos, que nem era o nosso propósito, ela passou a ser reconhecida aqui no bairro e ofendida de maneira vergonhosa”.

Ela é linda, loira, esbanja sensualidade e acabou de fazer um ensaio só de lingerie pelas ruas do tradicional bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Mas o que chamou a atenção de muitos moradores é o fato de Paola Alves Lopes, de 30 anos, ter consciência de sua beleza e não se sentir fragilizada ou menos sexy por estar grávida de nove meses.

Após a sessão de fotos, realizada na última sexta-feira (10) pelo marido dela e fotógrafo Alexandre de Oliveira Périgo, de 45 anos, a mulher, que mora no mesmo bairro onde fez o ensaio, passou a ser xingada e ofendida nas ruas.

“Com a repercussão das fotos, que nem era o nosso propósito, ela passou a ser reconhecida aqui no bairro e ofendida de maneira vergonhosa. Mas só quando está sozinha. Quando está comigo, que tenho dois metros de altura e sou homem, isso não acontece. O que mostra como essas manifestações vergonhosas de machismo são covardes. As pessoas estão a chamando de 'puta', 'vadia', 'vagabunda', dizendo que o nosso filho vai ter vergonha dela quando nascer”, conta Périgo.

Em resposta, o fotógrafo está programando um novo ensaio, com 100 mulheres gestantes, no mesmo bairro. “Resolvemos responder o preconceito com a arte. As gestantes não precisam necessariamente vestir lingerie, como a Paola, a menos que queiram. Elas irão vestir o que quiserem e o que as fizer se sentir bem. Se for lingerie, que seja, se for shortinho curto, top, que seja”, explica.

Périgo conta que já conseguiu o contato de 65 gestantes que estão interessadas em posar para as suas lentes, e que o trabalho deve ser realizado na próxima semana. “Tem que ser em breve, porque a Paola já está no fim da gestação”, conta.

Segundo o fotógrafo, a mulher não se sentiu intimidada nem respondeu às ofensas. “Ela é muito tranquila, muito centrada. Chegou em casa e me contou. Isso me afetou no sentido de ser uma covardia fazerem isso com ela só quando ela está sozinha. É a hipocrisia da tradicional família mineira que convive todos os dias com a miséria, mas que se choca com isso. Esse novo ensaio vai ser uma resposta a essas pessoas”, diz.


Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: